22 de outubro de 2021
Campo Grande 32º 17º

CULTURA

Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul integra Brasil, Paraguai, Argentina e Chile

A- A+
Teve início nesta quinta-feira (16) o "2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul Edição Virtual. Serão quatro dias de live shows, transmitidas em quatro países, evento que exalta um gênero musical que se tornou uma das principais expressões da cultura latino-americana, elo de integração entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.

Nos quatro dias de festival (16 a 19), acontecerão apresentações de músicos de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, e da Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.  As performances começam sempre às 17h (confira os horários abaixo) e fazem parte das comemorções do "Dia Estadual do Chamamé".

Hoje, o Chamamé, é a música de expressão de Mato Grosso do Sul, decretato pelo Governador Reinaldo Azambuja como "bem de natureza imaterial do Estado", o ritmo está incorporado na cultura, movimentando vários segmentos e faz parte do calendário de eventos artísticos em cinco países. Orivaldo Mengual, idealizador do evento, diz que o Chamamé vem se afirmando como um dos carros-chefes do turismo cultural, além de instrumento de integração econômica e social.

"Este trabalho é muito importante pois está integrando Mato Grosso do Sul aos vizinhos e parceiros do Brasil, tanto que Campo Grande tornou-se recentemente a "Capital Brasileira do Chamamé" e sede do Festival Cultural, um dos mais importantes eventos de promoção da cultura latino-americana", ressalta Orivaldo Mengual. Segundo ele, o festival nasceu com o projeto de "Intercâmbio Cultural e Turístico", que teve início em Villa Guilhermina, Província de Santa Fé, em 2015.

O festival é organizado pelo Programa "A Hora do Chamamé" e Instituto Cultural Chamamé MS, com o apoio da Subsecretaria de Comunicação do Estado, FERTEL (Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), mantenedora das emissoras da Rede Educativa TVE e FM 104.7). A realização conta ainda com o apoio do Governo do Estado,  Secretaria de Cidadania e Cultura do Estado e Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande.

Transmissão

O festival será transmitido pela TVE:. Tudo pode ser visto também por receptores de satélite (parabólicas) e plataformas digitais, além de emissoras de rádio e TV e redes sociais nas regiões de Corrientes, Chaco, Entre Rios, Patagônia, Santa Fé, Buenos Aires, Uruguai e Chile. CONFIRA:

Dia 17/09/2021 (sexta feira) das 17:00 às 20:00 hora

Dia 18/09/2021 (sábado) das 15:00 às 18:00 horas e das 21:00 às 23:00 horas

Dia 19/09/2021 (Domingo) das 10:00 às 13:00 hhors e das 21:00 às 23:00 horas