20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Governador assina hoje convênio para construção de casas populares em Aral Moreira

A- A+

O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) entrega na tarde desta sexta-feira, às 14h, a reforma do prédio operacional e administrativo da Sanesul e assina uma parceria com a Caixa Econômica Federal para a construção de 250 casas do programa criado pelo governo federal “Minha Casa Minha Visa” em Aral Moreira – distante 402 km de Campo Grande. O evento será realizado no Sindicato Rural.

As casas farão parte do Conjunto Habitacional Ipê, localizado próximo ao Bairro Satélite, na entrada da cidade, onde a prefeitura está edificando outras 40 casas. No total serão investidos R$ 16.559.176,70. Já as obras e investimentos por parte da Sanesul totalizam R$ 872.030,74 de recursos próprios e federais.

 Além da implantação de 5.831 metros de rede de distribuição de água - reforço de rede para atendimento ao Conjunto Habitacional Ipê - a Sanesul vai investir em um reservatório apoiado de 150 mil litros e na perfuração e ativação de um poço tubular profundo, com vazão de 34 mil litros/hora.

Também será reformado um reservatório elevado e outro semi-enterrado, assim como a estação elevatória, com o objetivo de se evitar o desperdício de água tratada e adequar as estruturas para a operação dos sistemas, atendendo também as normas de segurança.

A partir das 15h30, o governador vistoria as obras da Rodovia Sul Fronteira (MS-165), pela qual serão ligados em definitivo, os 338 quilômetros de fronteira seca com o Paraguai. Na rota da estrada estão incluídos os municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo. No lado paraguaio a obra irá beneficiar os Departamentos (Estados) de Amambay, Concepción, San Pedro, Canindeyú e Alto Paraguay.

Trata-se de um empreendimento que é a base para o desenvolvimento da região de fronteira, dando suporte às ações de vigilância sanitária, alfandegária e escoamento da produção local, além de fomentar a integração econômica, cultural e social entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

Diana Christie com assessoria