24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Governador assina termo de acordo para a concessão de incentivos fiscais à empresa Solar-Par

A- A+

Nessa quarta-feira, às 11h na governadoria, o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), assina um termo de acordo para a concessão de incentivos fiscais à empresa norte-americana Solar-Par para a implantação de uma indústria de fabricação de painéis solares. O objetivo do programa Solar-Par é instalar três unidades no Brasil.

Os empresários já haviam se reunido no ano passado com Puccinelli, elegendo o Estado como uma das sedes da primeira indústria do segmento na América do Sul. A planta será instalada no município de Terenos, distante 25 km de Campo Grande.

A área ainda não foi definida, mas serão necessários 10 mil metros quadrados de terreno para abrigar as edificações. Com investimentos previstos de R$ 220 milhões, a unidade de MS será responsável por toda a cadeia produtiva dos painéis solares, desde o lingote de silício até a montagem dos módulos fotovoltaicos que são compostos de 60 a 72 células. Inicialmente serão gerados 185 empregos diretos e 230 indiretos.

A capacidade de produção da fábrica será de 380 mil módulos por ano e 51,8 milhões de células fotovoltaicas, que compõem os módulos de geração de energia, até o final do processo de instalação (2018), que será realizado em três fases. A primeira fase de instalação deve ser iniciada em setembro de 2014, com conclusão e início das operações no segundo semestre de 2015.

Tayná Biazus