29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Governador se reúne com prefeitos e gestores municipais para discutir a aplicação de recursos

A- A+

O governador André Puccinelli (PMDB) participa na manhã de hoje de uma reunião com os prefeitos e os secretários municipais de assistência social e de finanças de todo o Estado para discutir a aplicação dos recursos do IGD (Índice de Gestão Descentralizada) com objetivo de melhorar a gestão financeira e administrativa da Política de Assistência Social nos municípios sul-mato-grossenses. A solenidade acontece às 8h no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O IGD é um índice que mede a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família e do CADÚNICO e garante o repasse mensal de recursos financeiros aos municípios que apresentam bom desempenho.

Este índice foi criado para apoiar financeiramente os municípios no trabalho de identificação e acompanhamento das famílias mais vulneráveis. Para isso é preciso localizar as famílias em condição de pobreza e extrema pobreza, cadastrar essas famílias e manter os seus dados atualizados, além de acompanhar saúde e educação.

Com base nesse indicador, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (IGD) repassa recursos a estados e municípios para a realização da gestão do Bolsa Família. Quanto maior o valor do IGD, maior será também o valor dos recursos a serem repassados.

Por meio do IGD, o MDS espera incentivar o aprimoramento da qualidade da gestão local do Programa e contribuir para que estados e municípios executem as ações que estão sob sua responsabilidade.

Redação