30 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

ELEIÇÕES 2022 | IPSOS

Lula têm 58% dos votos e 'põe Jair no bolso' num 2º turno, mostra nova pesquisa

Bolsonaro venceria apenas o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ou Tasso Jereissati

A- A+

Pesquisa Ipsos divulgada hoje (6.jul), encomendada pelo DEM, para avaliar a percepção dos brasileiros sobre o momento atual do país e as expectativas em relação à eleição presidencial de 2022 mostra que o presidente Jair Bolsonaro derrete literalmente e se ocorrer um 2º turno ele tem chance apenas contra o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o senador Tasso Jereissati. Se bater de frente copm Lula, Bolsonaro não tem chance.  

Em um eventual embate entre Lula e Bolsonaro, o candidato petista seria eleito com 58% dos votos válidos. Jair teria 25%. 13% responderam que votariam em branco ou nulo e apenas 4% não responderam. 

Caso Lula fosse ao segundo turno com outro candidato, o ex-presidente venceria todos eles. Contra Sérgio Moro, o resultado seria de 57% contra 20% do ex-juiz. Num cenário contra Ciro Gomes, 57% a 14%. Já ao enfrentar Mandetta, o petista venceria por 60% a 12%. E em um embate com Tasso Jereissati, Lula teria 60% contra 9% de Tasso. 

Diferente de Lula, se Bolsonaro fosse para um segundo turno contra os candidatos da terceira via, os votos brancos e nulos superariam a casa dos 30% e Bolsonaro perderia a eleição para Sergio Moro (29% a 27%) e para Ciro Gomes (30% a 29%). O presidente só venceria no segundo turno o seu ex-ministro da Saúde Mandetta (29% a 24%) e Tasso Jereissati (31% a 20%).

Segundo a pesquisa, Bolsonaro é o nome mais rejeitado entre todos os outros postulantes. Enquanto 59% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no atual presidente, a marca de Lula nessa mesma questão foi de 33%. João Doria não teria os votos de 54% dos entrevistados, seguido por Moro (47%), Mandetta (47) e Ciro Gomes (45%).

*Com Veja.