25 de maio de 2024
Campo Grande 13ºC

ELEIÇÕES 2022

Lula visita réplica de casa onde viveu em PE; assista

Ex-presidente plantou no terreno em frente à casa um pé de mulungu, árvore que o remete aos tempos de criança

A- A+

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta 4ª feira (20.jul.2022) uma réplica da casa em que nasceu, em Caetés, Pernambuco. Na chegada à residência, familiares do petista empunhavam bandeiras com a foto do ex-presidente, e sinalizavam com as mãos a letra “L”.

Lula está em Pernambuco para fortalecer a candidatura do deputado Danilo Cabral (PSB), que disputa o governo do Estado. O pessebista enfrenta dificuldades para crescer nas pesquisas contra sua adversária Marília Arraes (Solidariedade), que deixou o PT em março.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também esteve presente na visita. Em seu perfil no Twitter, ele publicou um vídeo do ex-presidente conversando com familiares da região, antes de entrar na residência.

No vídeo, da entrada da casa, a equipe enfatiza uma imagem de Jesus Cristo em um quadro. Também é possível ver um retrato de Dona Lindu, a mãe do ex-presidente. Em recentes discursos, Lula tem ressaltado o laço familiar com a mãe.

Também participam dos atos os pré-candidatos ao governo Danilo Cabral (PSB) e ao Senado Teresa Leitão (PT), além de lideranças dos sete partidos que integram o Vamos Juntos pelo Brasil: PCdoB, PSB, PSol, PT, PV, Rede e Solidariedade.

A casa onde o ex-presidente morou já não existe mais, mas uma nova réplica foi construída na mesma região onde era a antiga e onde ainda moram familiares do ex-presidente. O projeto da casa, uma homenagem idealizada pelo PT de Pernambuco, teve início em maio de 2021 e substitui uma réplica feita no início dos anos 2000 e que não resistiu à ação o tempo.

Segundo Doriel Barros, deputado estadual e presidente do PT regional, a ideia é que a casa seja uma espécie de memorial sobre a infância do presidente Lula e que seja mais um ponto de visitação de pessoas que vão a Caetés conhecer o lugar onde Lula nasceu.

Família de Lula reunida em Caetés na Casa Dona Lindu.  Foto: Roberto Stuckert FilhoFamília de Lula reunida em Caetés na Casa Dona Lindu.  Foto: Roberto Stuckert Filho

Na visita de hoje, Lula plantou no terreno em frente à casa um pé de mulungu, árvore que o remete aos tempos de criança.