19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

ELEIÇÕES 2022

Negado no PL, Contar filia-se ao PRTB de Levy Fidelix

Bolsonarista se diz candidato da "legítima direita" e vai para partido fundado por político folclórico que nunca foi eleito

A- A+

Após não encontrar espaço no PL, de Jair Bolsonaro, o deputado bolsonarista de Mato Grosso do SulCapitão Contar, oficializou na quinta-feira (31.mar.22) a sua filiação ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), fundado por Levi Fidelyx, um político utradireitista que morreu em 23 de abril de 2020, aos 69 anos. Além de ser defensor de ideais radicais de direita, Fidelix ficou conhecido por chamar de aerotrem, um projeto de trem-bala que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. (Entenda no final do texto).  

Na ocasião de sua filiação, em um hotel em São Paulo, Contar confirmou sua pré-candidatura ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pela sigla, que também abriga o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão. O político sul-mato-grossense é aliado de Bolsonaro e disse que estará na corrida para governo como candidato da "legítima direita".  

"Encontrei no PRTB, lealdade, compromisso e mais uma frente de apoio incondicional ao Presidente Bolsonaro", anunciou Contar.  

O atual presidente do PRTB em MS, Beto Figueiró, que seria o representante na disputa pelo executivo estadual, abriu espaço para Contar. Disse que com a decisão, o deputado fortalece a base bolsonarista em MS e será fundamental para construir um novo projeto para o governo do estado. “O PRTB do Mato Grosso do Sul fica muito honrado com a vinda do Capitão Contar para concorrer ao cargo de governador de modo a possibilitar que a direita efetivamente, tenha representação no cenário político estadual. A vinda de Contar significa que os sul-mato-grossenses não fugirão à luta e terão uma alternativa à política profissional reinante na sucessão estadual”, disse Figueiró.  

Contar estava filiado ao PL (Partido Liberal), mas lá, segundo o deputado, a construção política não permitiria que ele saísse candidato pela sigla. “Aqui no PRTB encontrei a oportunidade de continuar a construção de um projeto livre das amarras políticas. Nossos próximos passos continuarão sendo no sentido de trabalhar em prol da ética, moralidade, honestidade e compromisso com o cidadão sul-mato-grossense", discursou Contar.  

O PL

Apesar de negar Contar, o Partido Liberal (PL), ainda não decidiu se lançará candidato ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições deste ano, apenas recomendou que a legenda monte uma chapa competitiva para deputado federal. A informação foi dada pelo deputado estadual bolsonarista Coronel da Davi (PL), em evento em Ponta Porã (MS), que contou a presença de Jair Bolsonaro. 

No evento, o parlamentar afirmou a preocupação do presidente é dar apoio máximo a ex-ministra Tereza Cristina (Agricultura), que se despediu do cargo na terça-feira (29.mar) para concorrer ao Senado por MS. 

FIDELIX 

Em 2014. Fidelix ao lado de Bolsonaro, na época, deputado federal pelo Rio de Janeiro. Foto: Pedro Ladeira | Folhapress  Em 2014. Fidelix ao lado de Bolsonaro, na época, deputado federal pelo Rio de Janeiro. Foto: Pedro Ladeira | Folhapress  

Fidelix, quando político brasileiro, passou pelo PL, PTR e terminou a vida fundando o PTRB. Apresentador de televisão, professor universitário e publicitário, concorreu à presidência da República, a deputado federal, a prefeito e a vereador. Nunca foi eleito e nem obteve votações expressivas.

Anterior a era das redes sociais, Fidelix sempre defendeu discursos homofóbicos. O maior feito de seu nanico PRTB foi ter emplacado, em 2018, o general da reserva Hamilton Mourão como vice na chapa presidencial de Jair Bolsonaro, como sabem, saiu vencedora. Mourão não era a primeira opção de Bolsonaro, mas foi a solução para uma chapa “puramente militar” num acordo fechado no último minuto em agosto de 2018. 

Fidelix, em sua última campanha eleitoral, fez uso do lema “Deus, pátria e família”, popularizado pela Ação Integralista Brasileira (AIB). Afirmava que tinha posições similares às de Plínio Salgado, jornalista e político que liderou os integralistas que buscaram a fascistização do Brasil nos anos 1930. Foi mais um exemplo da recorrência de ideias e lemas de origem fascistas que encontram ressonância em momentos de radicalização política brasileira.

Após a morte de Fidelix, sua filha, Adinéia Fiidelix, assumiu a presidência nacional da legenda. Ela é a personalidade do "meio da foto" da capa desta reportagem.  

CANDIDATOS AO GOVERNO DE MS 

Os políticos que já confirmaram suas pré-candidaturas ao governo em Mato Grosso do Sul são: o ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PTMarquinhos Trad (PSD), Rose Modesto (União Brasil) e André Puccinelli (MDB).