24 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

ELEIÇÕES 2022 | XP/IPESPE

Pesquisa: Lula cresce ainda mais e 54% 'descartam' Bolsonaro em 2022

Petista lidera em todos os cenários e rejeição a Bolsonaro atinge 63%, diz pesquisa de agosto de 2021; Ciro Gomes tem "boas novas" em levantamento eleitoral

A- A+

Jair Bolsonaro chega a 54% de rejeição de seu governo e é descartado para reeleição por mais da metade dos brasileiros. Já seu principal oponente, o ex-presidente Lula, cresceu ainda mais em pesquisa da XP/Ipespe divulgada ontem (17.ago.21).

A tendência coloca Lula como o presidente eleito em 2022. No levantamento de agosto, ele aparece com 40%, 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro tem 24%, 2 pontos a menos que na última sondagem. Nenhum dos candidatos poderia vencer Lula com as pontuações atuais.

Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) sr(a) votaria? Lula lidera com 40%; Bolsonaro vem em seguida com 24%. Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) sr(a) votaria? Lula lidera com 40%; Bolsonaro vem em seguida com 24%. 

Num cenário 1 - Evolução, A XP perguntou: "Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou ler, em quem o(a) sr.(a.) votaria?"

Lula mantém tendência e abre 16 pontos sobre Bolsonaro.

Em um 2º cenário, a XP perguntou: "Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem esses outros que vou ler, em quem o(a) sr(a) votaria?". 

Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem esses outros que vou ler, em quem o(a) sr(a) votaria?Lula lidera com 37%, 9 pontos à frente de Bolsonaro. Lula lidera com 37%, 9 pontos à frente de Bolsonaro. 

Num eventual 2º turno Lula ampliou vantagem sobre Bolsonaro. O petista oscilou 2 pontos para mais, e Bolsonaro, 3 para menos. Agora o ex-presidente venceria com 51% contra 32% do atual presidente.

Se houver um segundo turno na eleição para presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, em qual dos dois o(a) sr(a) votaria para presidente? Lula segue ampliando vantagem sobre Bolsonaro em eventual segundo turno. Se houver um segundo turno na eleição para presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, em qual dos dois o(a) sr(a) votaria para presidente? Lula segue ampliando vantagem sobre Bolsonaro em eventual segundo turno. 

Esta é a quinta pesquisa em que o ex-presidente repete a tendência de alta – ele tinha 25% em março, quando seu nome voltou a ser testado.

A pesquisa também trouxe "boas novas" à Ciro Gomes. Em simulação de segundo turno, Ciro teria doze pontos a mais que Bolsonaro. Os entrevistados foram perguntados: "Se houver um segundo turno na eleição para presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, em qual dos dois o(a) sr(a) votaria para presidente?". 

Ciro gomes estaria a frente de Bolsonaro num eventual 2º turno.  Ciro gomes estaria a frente de Bolsonaro num eventual 2º turno.  

Se Ciro chegasse ao segundo turno contra Lula, amargaria derrota, já que Lula teria 49% dos votos.  

Se houver um segundo turno na eleição para presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, em qual dos dois o(a) sr(a) votaria para presidente? Lula vai a 49% e amplia margem sobre Ciro em simulação de segundo turno.

Em uma das simulações, Moro aparece com 36% contra 30% de Bolsonaro. "Se houver um segundo turno na eleição para presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, em qual dos dois o(a) sr(a) votaria para presidente". 

Já se chegasse a um segundo turno contra Lula, Sérgio Moro também seria derrotado. Lula mantém ampla vantagem com 49% contra 34% do ex-minsitro da Justiça.  

Se o confronto tivesse apenas João Doria e Bolsonaro, a pesquisa diz que o tucano cresceu 3 pontos e tem 37% contra 35% de Bolsonaro em um eventual segundo turno.  

A XP analisou o nome de Luiz Henrique Mandetta (ex-ministro da Sáude) num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro. Mandetta oscilou 3 pontos e foi a 38% contra 34% de Bolsonaro em simulação. 


A XP colocou no pário eleitoral de 2022 o nome do peessedebista Eduardo Leite - governador do Rio Grande do Sul. Em simulação, Eduardo Leite avançou 3 pontos e chegou a 35% contra 33% de Bolsonaro. 

Se tentasse concorrer um segundo turno contra Lula, Eduardo Leite teria 22% dos votos, contra 51% do pestista. 

O petista também lidera cenário alternativo, em que há João Doria (tem 5% dos votos) quando testado no lugar de Leite e em que são incluídos Datena (registra 5%) e Rodrigo Pacheco (1%) e é excluído Sérgio Moro. 

Lula também continua registrando crescimento no levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado: ele passou de 25% para 28%, enquanto Bolsonaro segue estável com 22%. 

Em 2022 teremos eleição para presidente do Brasil. Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para presidente? (espontânea). Em pesquisa espontânea, Lula vai a 28% e abre 6 pontos sobre Bolsonaro.Em 2022 teremos eleição para presidente do Brasil. Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para presidente? (espontânea). Em pesquisa espontânea, Lula vai a 28% e abre 6 pontos sobre Bolsonaro.

ATUAL GOVERNO

Tendência permanece, e avaliação negativa da gestão Bolsonaro cresce a 54%. Como o sr. ou a sra. avalia o governo Jair Bolsonaro até o momento? Diria que está sendo:Como o sr. ou a sra. avalia o governo Jair Bolsonaro até o momento? Diria que está sendo: Tendência permanece, e avaliação negativa da gestão Bolsonaro cresce a 54%.

A rejeição ao governo Bolsonaro cresceu 2%, antes era 52% que achava seu governo “ruim ou péssimo”, na pesquisa de ontem, 54% consideraram o governo bolsonarista ‘ruim ou péssimo’, observa-se o derretimento do apoio ao governo desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima. 

Já os defensores de Bolsonaro estão esvaziando. Pois, na pesquisa de ontem apenas 23% disseram gostar da administração bolsonarista. Essa é a pior pontuação de Jair Bolsonaro desde 2018, quando assumiu o comando do país.

O(a) sr.(a.) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro vem administrando o país? Desaprovação à administração Bolsonaro se mantém estável em 63%. O(a) sr.(a.) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro vem administrando o país? Desaprovação à administração Bolsonaro se mantém estável em 63%. 

De acordo com a XP, ao passo que economia sofre o apoio a Bolsonaro diminuiu. 63% acham que o governo segue caminhos errados no comando da economia brasileira. 

Pelo que tem visto ou ouvido falar, o(a) sr(a) acha que a economia no Brasil, no momento, está no caminho certo ou no caminho errado? Percepção de melhora na economia sofre primeiro revés desde maio.Pelo que tem visto ou ouvido falar, o(a) sr(a) acha que a economia no Brasil, no momento, está no caminho certo ou no caminho errado? Percepção de melhora na economia sofre primeiro revés desde maio.

52% acreditam que o atual governo seguirá "ruim ou péssimo" até o final.  

Pensando no restante do mandato, o(a) sr(a) acha que o presidente Jair Bolsonaro fará um governo: Expectativa negativa para restante do mandato de Bolsonaro cresce e vai a 52%. Pensando no restante do mandato, o(a) sr(a) acha que o presidente Jair Bolsonaro fará um governo: Expectativa negativa para restante do mandato de Bolsonaro cresce e vai a 52%. 

A XP disse que foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

46% acreditam que nos próximos 6 meses a corrupção no governo irá aumentar.  

Daqui a seis meses, o(a) sr(a) acha que a corrupção no Brasil terá: Para 46%, corrupção vai aumentar nos próximos seis meses. Daqui a seis meses, o(a) sr(a) acha que a corrupção no Brasil terá: Para 46%, corrupção vai aumentar nos próximos seis meses. 

PANDEMIA

A pesquisa registrou também estabilidade sobre o sentimento da população em relação à pandemia: o grupo dos que dizem estar com muito medo do surto oscilou de 38% para 39%; esta é a primeira vez desde abril que essa fatia dos entrevistados não reduz seu tamanho. 

No mesmo assunto, a soma das pessoas que já se vacinaram com as que dizem que vão se vacinar com certeza atingiu seu maior patamar, chegando a 96%.

EM 2022

O interesse em relação ao pleito está em alta. Hoje são 49% os que dizem estar muito interessados na eleição, contra 46% na pesquisa anterior. Acesse AQUI a pesquisa na íntegra.  

Tags: Lula