19 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa mostra vitória de Lula no 2º turno; 25 pontos percentuais à frente de Jair

Em todos os cenários testados, o petista fica entre 42% e 44% dos votos, podendo vencer em 1º turno

A- A+

Mais uma rodada da pesquisa DataFolha foi divulgada hoje (17.set.2021), e mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 25 pontos percentuais de Bolsonaro e venceria o segundo turno, com cada candidato registrando 56% a 31%, respectivamente.

Esses números estão dentro do padrão de variação da última rodada (dois pontos percentuais), divulgada em julho, que apontava vitória do candidato petista por R$58 a R$31. 

Para os dados divulgados nesta 6ª feira (17.set) foram ouvidos 3.667 eleitores presencialmente, em 190 cidades, entre os dias 13 e 15 de setembro. 

Foram feitas pelo instituto de pesquisa, quatro simulações de primeiro turno, em que Lula mantém sua vantagem. A pesquisa testou cenários com Eduardo Leite (PSDB) no lugar de João Doria (PSDB) e considerou nomes de menos expressão, como Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Aldo Rebelo (sem partido).

LEIA TAMBÉM - Líder em 2022, Lula é o candidato com menor taxa de rejeição

Segundo análise dos dados, feita pelo Brasil de Fato, em todos os cenários testados, o petista fica entre 42% e 44% dos votos, próximo de uma possível vitória no primeiro turno.  

ATUAL GESTÃO REJEITADA

Jair Bolsonaro manteve seu alto índice de rejeição e o número dos que "não votariam de forma alguma" no atual presidente, representa 59% dos eleitores. 

Para seu mandato, o pior índice foi o de 53% de reprovação, que mantém tendência de alta, sendo que houve uma oscilação para mais, dentro da margem de erro, em relação ao recorde apontado em levantamento feito em julho (51% de reprovação). 

Quem achava o presidente "bom ou ótimo" caiu para 22% do total, oscilação - dentro da margem de erro - para menos dos 24% da pesquisa anterior, que já indicava o pior índice de seu mandato.Consideram regular 24%, mesmo índice de julho.

IMPEACHMENT

Segundo a pesquisa PoderData, também o apoio ao ato de impeachment de Jair Bolsonaro segue estável, com mais da metade (56%) dos brasileiros favoráveis à saída do presidente do cargo. 

Para essa foram feitas 2.500 entrevistas em 441 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

** (Com informações Instituto DataFolha e Portal Brasil de Fato)