18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Puccinelli entrega hoje ampliação de presídio em Ponta porã

A- A+

André Puccinelli (PMDB), governador do Estado, inaugura hoje em Ponta Porã a ampliação do Estabelecimento Penal Ricardo Brandão, com 84 novas vagas. Um terceiro bloco para mais 120 detentos está em construção e deve ser entregue no início do ano que vem.

São mais de 200 metros quadrados de área construída, com sete celas, solário e oficinas de trabalho, a serem inaugurados nesta quinta-feira. As obras de mais dez celas, com solário, cozinha industrial, consultórios médicos e odontológicos já foram iniciadas e estão em estágio adiantado.

As obras da ampliação foram executadas pelos próprios presos orientados e supervisionados pelo arquiteto da Sejusp, Fábio Alex Correa, e fiscalizados pelo diretor do presídio, Rodrigo Borges Marques.  Dessa maneira os custos foram reduzidos e novas oportunidades foram dadas aos detentos.

A disciplina, comportamento e produção é resultado de um sólido trabalho de ressocialização realizado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) nos últimos anos.

Na unidade penal, 80% dos presos trabalham nas dezesseis oficinas em funcionamento, entre elas de rodos e vassouras, beneficiamento de crinas de cavalo para exportação, marcenaria, costura, serralheria e também olaria, em que são fabricados diariamente quase mil tijolos que hoje são utilizados na ampliação do presídio.

O número de vagas nos presídios, nos últimos oito anos o número de vagas dobrou. No início de 2007 eram 4.216 vagas. A expectativa é que chegue a mais de nove mil vagas nos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul até o ano que vem, graças aos investimentos feitos com recursos dos governos estadual e federal e do Poder Judiciário no Sistema Penitenciário.

 Tayná Biazus