25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

ELEIÇÕES 2022

Qualificar mão de obra será a base do seu plano de governo, garante Riedel

Pré-candidato participou do lançamento do programa 'Minha Chance'

A- A+

A Fiems junto ao Sebrae lançou na noite de 27 de junho o programa Minha Chance, que irá qualificar jovens moradores dos bairros periféricos de Campo Grande e inseri-los no mercado de trabalho.

O pré-candidato do PSDB, Eduardo Riedel, participou do lançamento do programa e disse que a qualificação e a formação de mão de obra qualificada estarão na base da formatação do plano de governo que será apresentado à sociedade neste ano. Riedel ainda não deu uma data de quando ocorrerá a apresentação desse plano de gestão.  

O Minha Chance visa preencher as vagas de trabalho disponíveis em MS. 

A assessoria de Riedel afirmou que atualmente, há cerca de 20 mil postos de trabalho abertos por todo o Estado, entretanto, alegam que não há mão de obra qualificada que preencha os requisitos pedidos pelas empresas.

De acordo com a Fiems e Sebrae, os integrantes do Minha Chance poderão se qualificar em mais de 200 cursos que serão ofertados gratuitamente em um container que circulará pelos bairros mais populosos da Capital, começando no dia 9 de julho, no Aero Rancho. Cursos de diversas áreas profissionais serão ministrados, como padeiro, eletricista, assistente administrativo, instalador hidráulico, entre muitos outros.

“Esta ação surge num momento muito oportuno para o Estado, há um gargalo grande de vagas de trabalho e na contramão há muitas pessoas procurando emprego, mas não possuem a qualificação necessária para preencher essas vagas. Com qualificação gratuita, as pessoas poderão ser encaminhadas ao mercado de trabalho e ainda conseguir uma boa remuneração, são muitos ganhos”, afirmou Riedel, que esteve no evento, junto a ex-ministra e pré-candidata ao Senado pelo PP, Tereza Cristina.

Após o término dos cursos, em uma parceria com a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), os alunos serão encaminhados para as vagas de trabalho disponíveis de acordo com sua área de atuação, podendo se recolocar no mercado com uma devida qualificação. O Minha Chance ainda poderá ser expandido para o interior do Estado, em uma eventual segunda fase.

LANÇAMENTO

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae, fez o lançamento oficial do programa “Minha Chance” nesta segunda-feira (27/06), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Acompanhado do diretor-superintendente em exercício do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Tito Estanqueiro, e de autoridades estaduais, o líder industrial falou sobre a preocupação das empresas com a falta de trabalhadores qualificados.

Mato Grosso do Sul vem se desenvolvendo a passos largos, mas temos vivido um apagão da mão de obra no Brasil e, em especial, em nosso Estado. A intenção desse programa é buscarmos as pessoas nos bairros, qualificá-las e encaminhá-las ao mercado de trabalho. Essas pessoas terão oportunidade de se qualificar para garantir, além do emprego, melhores salários”, disse Longen.

Tito Estanqueiro explica que a ideia é percorrer os bairros da capital para fazer um “match” entre empregadores e trabalhadores. “Qual a grande dor que o empresário tem? Ele precisa de pessoas qualificadas e não encontra disponíveis no mercado. Nesse contexto, a gente está se associando ao Sistema Fiems para qualificar as pessoas que hoje estão desempregadas nos bairros. A melhor forma de qualificar é a gente envolver as lideranças dos bairros, para que elas possam estimular as pessoas”, disse o gestor do Sebrae.

O evento de lançamento contou também com a presença de autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa e do  secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Na avaliação do secretário Jaime Verruck, o programa tem como principal qualidade a busca ativa pelo profissional. “Esse é o grande desafio, identificar as pessoas e aproximá-las da vaga de emprego. Muitos se qualificam, mas não conseguem chegar às empresas e ocupar esses postos. Parabéns à Fiems e ao Sebrae por essa iniciativa”, disse.

A primeira edição do “Minha Chance” será realizada no dia 9 de julho, no bairro Aero Rancho. Para estimular a participação popular, uma gincana irá definir quais bairros vão receber a carreta do Senai.

Interessados em participar do programa deverão fazer pela internet um cadastro simples, com nome, telefone, CPF e bairro onde mora. O bairro que contar com mais cadastros será contemplado com uma carreta sala de aula.