19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Política

Saúde inicia Censo Animal em Três Lagoas

A- A+

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Setores de Endemias e Entomologia, deu início ao Censo Animal 2021 em Três Lagoas. Agentes de saúde começaram a percorrer os bairros, visitando as residências e fazendo um levantamento da quantidade de animais domésticos no Município.

O início da ação contemplou os bairros Nossa Senhora Aparecida, Vila Alegre e Santa Julia. De acordo com o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, este Censo é necessário para ajudar no combate de endemias como leishmaniose e nortear as ações da SMS em relação à saúde animal.

"Com este levantamento de dados, podemos dar continuidade e ampliar a cobertura de trabalhos e campanhas como a vacinação antirrábica, exames de leishmaniose e bloqueio aos vetores, além da disponibilidade de atendimentos do Castramóvel e outros projetos", explicou.

O médico veterinário do CCZ, Everton Ottoni, considera que a troca de informações durante o Censo pode ajudar na redução de casos de abandono animal.

"Muitas pessoas ainda não têm conhecimento do que é o CCZ e dos atendimentos que disponibilizamos. Nas visitas, nossas equipes têm esclarecido dúvidas, informando nossos serviços e indicando medidas a serem tomadas em casos de leishmaniose e outras patologias. Esta atenção fortalece ainda mais o cuidado do dono com o animal e pode evitar possíveis abandonos", destacou.

Sobre o censo, o agente registra a quantidade de animais domésticos na casa, nomes, idades, raças e sexo. Após o fechamento total do Censo, a SMS poderá desenvolver ações mais específicas e adquirir a quantidade necessária de materiais e medicamentos utilizados nos serviços ofertados pelo CCZ, Endemias e Entomologia.

O último levantamento, realizado há mais de 15 anos, apontou que Três Lagoas contava com aproximadamente 12 mil cães e 3 mil felinos.

Já no início de julho, outros bairros receberão os agentes do censo. Alcides informa que será deixado um aviso nas residências fechadas sobre o censo. "Caso o morador não esteja em casa, pedimos que entre em contato com o CCZ pelo telefone (67) 3929-1803 ou endemias (67) 3929-1036 para mais informações", concluiu Everton.