26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Vereador recolhe assinaturas para campanha de reforma para terminais de ônibus

A- A+

O vereador Eduardo Romero (PT do B) começará amanhã a Campanha “Pela Reforma dos Terminais”, colhendo assinaturas para um abaixo assinado que visa pressionar o executivo municipal por melhorias nos terminais de ônibus de Campo Grande.

Em parceria com o movimento Mobilidade Urbana Faz Diferença #VamosJuntosCG iniciado em 2013, a ação promoverá ainda uma exposição de fotografias dos terminais e vídeo do cotidiano dos usuários do transporte público produzidos pelo gabinete do vereador e haverá intervenções teatrais do Grupo Arte-Educação Eduardo Romero com a temática transporte coletivo.

“Assim que recolhermos as assinaturas, vamos encaminhar este abaixo assinado para a prefeitura e para o Consórcio Guaicurus. A ideia é fazer um manifesto do grito da sociedade que nós, usuários do transporte coletivo, não queremos mais viver com essa precariedade que estão os nossos terminais”, explica Romero.

Os problemas detectados pelo vereador e sua equipe são os mesmos em todos os oito terminais de transbordo (General Osório, Bandeirantes, Morenão, Nova Bahia, Guaicurus, Moreninhas, Julio de Castilhos e Aero Rancho) e no ponto de integração (Hercules Maymone) de Campo Grande. Os bebedouros não funcionam, banheiros estão quebrados e pichados, faltam brigadistas para atuar em casos de emergências, não há extintores, falta sinalizações adequadas e manutenção na rede elétrica, entre outros.

Em um levantamento do Sistema Municipal de Transporte Coletivo da Capital, Romero descobriu indícios de irregularidades embasadas no contrato de concessão. “Avaliamos mais de dez mil páginas. Percebemos que a cláusula do contrato prevê uma responsabilidade compartilhada que tanto a prefeitura quanto o Consórcio Guaicurus têm responsabilidade sobre a manutenção dos terminais”.

Segundo o vereador, a campanha vai focar nos problemas dos terminais, mas a discussão será ampliada para o conjunto de coisas que envolvem o transporte urbano como a criação de corredores exclusivos para ônibus, coberturas nos pontos e a construção de outros quatro terminais nos próximos anos.

Serviço: A campanha “Pela Reforma dos Terminais” será lançada amanhã no calçadão da rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho, às 8h30. A campanha continua por todo o mês de março, com ações de coleta de assinaturas nos bairros, Centro, escolas, universidades e instituições. Voluntários podem entrar em contato pelo telefone 3316-1534.

Diana Christie