09 de maio de 2024
Campo Grande 33ºC

"MATURIDADE, QUE FALA?"

Vídeo: em MS, bolsonaristas aterrorizam com "Lista de Comerciantes do PT"

Sanha por ditadura leva grupos radicais a atacar empresários que votaram em Lula; em uma das cidades, suspeita é que ex-prefeito está na linha de frente

A- A+

Circula em grupos radicais de bolsonaristas em cidades de Mato Grosso do Sul uma "Lista de Comércios Petistas" que deveriam ser "boicotados" em razão de os empresários donos desses estabelecimentos supostamente votado em Lula (PT), eleito presidente no domingo (30.out.22).

Inconformados com a vitória do petista sobre Jair Bolsonaro (PL), integrantes de ao menos 3 grupos bolsonaristas replicaram a lista pedindo acréscimos de alvos.

O MS Notícias indetificou os grupos: "MulheresComBolsonaro", "Rumo a Vitória Dia 30" e "MulherescomBolsonaroCR" — esse "CR", refere-se ao município de Costa Rica (MS).  

Denúncias enviadas à reportagem, dão conta de que líderes políticos e radicais bolsonaristas estão compartilhando a lista também em Dourados, Sonora, Sidrolândia e Chapadão do Céu. Em cada grupo que a lista cai, os integrantes vão inserindo à revelia novos alvos comerciantes que deveriam ser "boicotados", por terem suspostamente escolhido Lula. Não está claro como eles concluiram que seus alvos são mesmo eleitores do presidente eleito.

Conforme mensagens recebidas, no grupo "MulheresComBolsonaroCR" um indivíduo chega a adicionar à lista um alvo chamado "Kiko", mas é alertado por outro integrante que "Kiko é Bolsonaro". Eis a mensagem:  



Foi neste grupo de Costa Rica que supostamente surgiu a ideia da lista, partindo de uma integrante chamada Laiana Copetti. Ela respondia ao comentário: "Eu também não compro nada de petista", quando sugeriu: "Bora fazer uma lista? Porque a gente não é obrigada a apoiar quem é contra nós (sic)", estimulou a bolsonarista. A reportagem telefonou à Laiana no início da tarde desta 3ª.feira (1º.nov.22) para perguntar se ela foi a mentora da lista. Ao ser questionada, Laiana imediatamente desligou. Eis a conversa: 



A lista divulgada em Costa Rica traz estabelecimentos diversos, entre academias; lojas de roupa; fisioterapeutas e farmácias; borracharias e comitas típicas. Na mensagem a qual tivemos acesso, uma integrante chamada "Raila Bolsonaro", faz a publicação da lista. Veja: 



Em vídeo, a empresária costariquense, Alessandra Cristiane, dona da Lee Chique, disse nas redes sociais que vai acionar à Justiça contra os indivíduos que tentam coagir seu livre direito ao voto. Ela disse que a medida adotada pelos bolsonaristas revela a sanha ditadora do grupo e que os integrantes agem como "idiotas". Eis o vídeo:  

 

Também em Costa Rica, uma fonte que preferiu não se identificar, disse ao MS Notícias que o ex-prefeito bolsonarista Waldeli dos Santos Rosa está coordernando o "fechamento total da cidade". Procuramos o ex-prefeito por telefonema, mas ele não atendeu. Enviamos mensagem e aguardamos o posicionamento.  

Em Chapadão do Céu, também foram listados mercados; massagistas; vendedores de pastel; tabacarias; contadores; salões; manicures e até mesmo faxineiras.

As listas são acompanhadas de uma mensagem que ordena: "Não compre de um comunista". A mensagem se refere ao delírio da extrema direita de que o PT seria um partido comunista.