MS Notícias

Minas Gerais

MS se destaca em encontro da Segurança Pública em Minas Gerais

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, participou nesta quinta-feira (05.03), do 1º Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas, que foi realizado na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Na oportunidade, participaram representantes das polícias Civil e Militar de Mato Grosso do Sul, além de outros estados. 

Objetivo do encontro foi proporcionar a criação de uma rede de articulação de Justiça e Segurança Pública para estabelecer protocolos de atuação integrada para a redução da criminalidade em ambiente rural. 

“A iniciativa deste encontro partiu do Estado de Minas Gerias, em decorrência de reivindicações de produtores rurais da região de Uberaba, que têm sofrido com ações de aumento de índice de criminalidade e da redução da sensação de segurança, principalmente na área rural. Como Minas tem divisas com Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, nós fomos convidados”, explicou o secretário Antonio Carlos Videira. 

Em seu entendimento, o secretário afirmou que Mato Grosso do Sul desempenha um papel importante na área rural e, principalmente, nas regiões de fronteiras. “Nós temos expertise de ações que envolve a integração com a segurança pública. Temos o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que atua principalmente na área rural. E aí a razão de nós termos participado deste encontro, da mesma forma que temos o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIFRON-DIV)”.

Ao final do encontro, para reduzir os índices de segurança e aumentar a sensação de segurança, foi assinado um protocolo de intenções. “Será criado um grande grupo de trabalho. Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, serão os coordenadores de todas as ações. A parceria não ficará apenas nas ações, mas também no compartilhamento dados e informações, além da integração. Com isso, todos os estados esperam melhorar a sensação de segurança e a redução da criminalidade”. 

Durante aula magna do Curso de Formação de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (05.03), o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou a importância da participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública no encontro desta magnitude. “Nosso secretário Antonio Carlos Videira, não poderia faltar neste encontro, onde se discutem várias questões de segurança pública a nível de Brasil. Para nós, é importante a participação dele nestas discussões, onde a gente quer tratar de algumas questões que são prioritárias para boa segurança pública não só de Mato Grosso do Sul, mas como do Brasil”.  

Participaram do evento, além do secretário, o delegado-geral da Polícia Civil em exercício, Adriano Garcia Geraldo, diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), coronel da Polícia Militar Marcos Paulo e o tenente-coronel da Polícia Militar de Paranaíba, Gilberto de Santana.