04 de maio de 2024
Campo Grande 25ºC

Mito ou Verdade

Cura para infecção urinária com tratamento caseiro é mito, segundo especialista

Algumas bebidas e chás conhecidos por prevenir infecções do trato urinário podem, de fato, ajudar. Outras nem tanto

A- A+

A cura de infecção urinária por tratamento caseiro é somente verídico se for aliado aos antibióticos indicado por médicos. Segundo o site Bolsa de Sulher Saúde, tratamentos caseiros para infecção urinária não conseguem eliminar o problema. Portanto, atribuir aos tais remédios naturais o poder de cura pode ser um verdadeiro engano, garante Raphael Moreira, urologista da Santa Casa de São Paulo. Algumas bebidas e chás conhecidos por prevenir infecções do trato urinário podem, de fato, ajudar. Outras nem tanto. Descubra quais realmente podem ajudar.

Tratamento caseiro funciona? 

Suco de cereja 

Mito. Beber meio copo diariamente não manterá a infecção afastada. O urologista explica que, na maioria dos casos, o motivo da melhora dos sintomas, está ligado ao simples ato de ingerir bastante líquido (como água, sucos ou chás), e não aos “componentes milagrosos” da receita.

Bicarbonato de sódio 

Verdade. O bicarbonato é uma das substâncias que podem deixar a urina mais alcalina. Por conta da acidez urinária, as bactérias não se multiplicam facilmente. Tomar 1 ou 2 copos de água com bicarbonato pode ser que ajude. Porém, segundo o especialista, não há comprovação científica de que a substância aja diretamente contra a infecção.

Chá de uva-ursina 

Mito. Tomar chá de uva-ursina 3 vezes ao dia, durante 3 dias, não é receita poderosa como dizem por aí. “Não é o chá da uva que combate a infecção. Tudo está relacionado com a ingestão de líquidos”, enfatiza o médico.

Suco de cranberry 

Verdade. Por ser rico em proantocianidina, substância que inibe as bactérias do tipo  E.coli, o cranberry pode diminuir as chances de contrair infecções urinárias, afirma Moreira. Em muitos casos, o suco é utilizado para aumentar o fluxo urinário.

Comer abacaxi 

Mito. Apesar de ser um diurético natural e rico em vitamina C, a fruta não tem o poder de curar a infecção do corpo.

Como evitar infecções recorrentes 

·         Ingerir líquidos 

·         Dieta bem equilibrada

·         Atividade física

·         Usar calcinha de algodão

·         Não prender xixi

·         Esvaziar a bexiga de forma adequada: desça a calcinha abaixo dos joelhos ao sentar para urinar. "Dessa forma, a musculatura relaxa e o fluxo urinário torna-se mais saudável", avisa o especialista. 

·         Urinar após o sexo