16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Operação Carnaval constata redução de 71,5% no número de acidentes com mortos em MS

A- A+

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2014, ressaltando que o número de acidentes com mortes diminuiu, mas de acordo com o chefe da sessão de policiamento e fiscalização de Mato Grosso do Sul, Airton Motti Junior, esse número se deve a estratégias utilizadas pela polícia.

“Essa diminuição não se deve a conscientização do motorista e sim ao aumento de fiscalização em pontos estratégicos. Não podemos fechar os olhos e achar que o motorista está mais consciente neste ano, pois tivemos dez dias de operação, sendo cinco a mais que em 2013. Colocamos viaturas paradas em locais que a velocidade permitida é de 50 km, fazendo com que os motoristas percebam a presença da polícia e trafegue com mais cautela”, explica Airton.

Realizada na BR 163, na região de Campo Grande, Coxim, Dourados, Naviraí e Itaquiraí, a operação Carnaval constatou uma redução de 8% nas prisões por alcoolemia, 71,5% de acidentes com mortos, foram feitas 60% a mais de autuações, 32% a mais de pessoas fiscalizadas, 17% a mais de teste de etilômetro e uma redução de 18,9% no total de acidentes, comparados a ao ano passado.

De acordo Junior, ainda é grande a falta de atenção dos motoristas e até mesmo a falta de planejamento na hora de viajar causa acidentes. “Mesmo com tantos acidentes, ainda nos deparamos com a falta de atenção dos motoristas, com o excesso de velocidade, com a ultrapassagem indevida e o não planejamento de viagens são as maiores causas de acidente”.

Realizada em determinados horários, dependendo do fluxo de veículos na BR, a operação apreendeu maconha, cocaína, pessoas com arma de fogo, lança perfume e cigarros contrabandeados.

Dany Nascimento e Tayná Biazus