19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Chico Buarque e diversos artistas gravam música de Dani Black em apoio a estudantes paulistas

A- A+

Dani Black, filho de Tetê Espíndola, artista sul-mato-grossense consagrada nacionalmente por seu trabalho, e do música Arnaldo Black, lançou recentemente a música "O Trono do Estudar", composta por ele em apoio aos estudantes de São Paulo na luta contra medida do governo estadual que prevê reorganização do ensino. 

Com proposta, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quase 100 escolas de ensino serão fechadas e os alunos serão obrigados a serem transferidos. Desde anúncio da medida, estudantes iniciaram processo de mobilização e passaram a ocupas escolas em protesto ao projeto e conquistaram a suspensão da medida. Infelizmente, durante ocupações, muitos estudantes foram vítimas da violência da Polícia Militar. 

A música ganhou voz de 18 artistas da música brasileira, entre eles Chico Buarque, Dado Villa-Lobos, Paulo Miklos, Zélia Duncan, Tetê Espíndola, Tiê, Pedro Luís, entre outros. Eles fizeram uma gravação em estúdio, disponibilizada em vídeo na internet pela rede de mobilização independente Minha Sampa.

"E tem que honrar e se orgulhar do trono mesmo e perder o sono mesmo pra lutar pelo o que é seu. Que neste trono todo ser humano é rei, seja preto, branco, gay, rico, pobre, santo, ateu. Pra ter escolha, tem que ter escola, ninguém quer esmola, e isso ninguém pode negar. Nem a lei, nem estado, nem turista, nem palácio, nem artista, nem polícia militar. Vocês vão ter que engolir e se entregar. Ninguém tira o trono do estudar", diz trecho da canção interpretada pelos artistas. Confira vídeo: