20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Cia Lumiato apresenta neste sábado e domingo em Campo Grande

A- A+

A Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas se apresenta neste sábado (24) e domingo (25) o espetáculo “Iara – O encanto das águas”, que acontece no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir das 19h. O evento está sendo realizado com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e tem classificação livre com entrada gratuita.

O espetáculo  traz a temática de preconceitos étnicos e culturais com técnicas modernas, como a utilização de sombras coloridas nas projeções, contando a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, ele procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara, a sereia brasileira.

A proposta da Cia Lumiato é buscar sensibilizar o público sobre a diversidade, a linguagem e a técnica dessa complexa arte que é o teatro de sombras contemporâneo e difundir os saberes da rica tradição oral dos povos indígenas do  país. A maratona de apresentações da companhia começa em Anápolis, Goiás, e finaliza em novembro em Brasília. Graças aos apoios do FAC (Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal) e do Prêmio Miriam Muniz da Funarte (Ministério da Cultura), o projeto “Sombras no Centro Oeste” realizará 18 apresentações gratuitas, cinco oficinas e quatro palestras com o objetivo de divulgar o teatro de sombras contemporâneo na região. 

O trabalho da Cia Lumiato tem sido reconhecido e premiado pela qualidade: O espetáculo “Iara – o encanto das águas” foi premiado em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio Sesc do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros. E recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio Atina/2014).