28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

POLÊMICA

Federação Nacional dos Jornalistas aponta quebra do código de ética e fará denúncia

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiu nota oficial sobre o caso da atriz Klara Castanho

A- A+

Órgão que luta pela liberdade e pela ética no jornalismo, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiu nota oficial sobre o caso da atriz Klara Castanho, que teve sua privacidade violada diante de um caso de violência sexual. A entidade, incorporada às lutas em defesa dos jornalistas e do jornalismo no Brasil, se mostrou indignada com o vazamento de informações, que ferem o código de ética da profissão.

A Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da FENAJ vão encaminhar denúncia contra o jornalista Leo Dias à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso. O colunista terá amplo direito de defesa.

Leia a nota na íntegra:

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres, vem a público solidarizar-se com a atriz Klara Castanho, que teve uma situação pessoal exposta pela mídia, resultando em ataques pessoais aos quais teve de se defender com uma carta aberta em seu perfil no Instagram.

A atriz engravidou após um estupro e encaminhou a criança para adoção, cumprindo os trâmites legais. A situação, de caráter absolutamente particular e sigilosa, foi exposta pelo colunista do site Metrópoles, Leo Dias, no fim de semana.


Após a repercussão negativa, o link foi retirado do site. Mas a divulgação já havia desencadeado uma onda de ódio nas redes sociais, com novos ataques à honra da atriz, causando sua revitimização num já doloroso momento pessoal.

São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da FENAJ vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso, dando amplo direito de defesa ao profissional.

O caso serve para reafirmar a luta encabeçada pela FENAJ e Sindicatos de Jornalistas filiados pela criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ), uma forma de garantir uma profissão digna, com um contrato público e ético com a sociedade. Temos lutado pelo Conselho Federal dos Jornalistas para que as próprias entidades sindicais possam controlar a emissão de registros profissionais e promover a cultura do respeito ao Código de Ética, por meio da fiscalização.


ENTENDA O CASO

Tanto o jornalista quanto a bolsonarista, candidata a deputada federal, criticaram e ajudaram a expor Klara Castanho. Em entrevista exibida no programa “The Noite”, no último dia 16 de junho no SBT, Leo Dias afirmou ter uma informação “inacreditável” acerca de uma atriz, chegando a declarar que a “conta” dela iria chegar, já que o caso “envolvia vidas”.

Antônia, por sua vez, declarou em uma live que uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado o bebê para adoção: “Ela não quis olhar para o rosto da criança”, disse a loira.

Mesmo sem citar o nome de Klara, os internautas rapidamente associaram as declarações à atriz, e começaram a atacá-la.