22 de maio de 2024
Campo Grande 24ºC

REMAKE "A VIAGEM"

Filha de autora de novelas espíritas vai escrever remake de A Viagem na Globo

A negociação da emissora com a roteirista começou há alguns meses, e a previsão é que o remake estreie em 2024

A- A+

A novela A Viagem vai ser adaptada para a faixa das 18h da Globo. Renata Jhin, filha da autora Elizabeth Jhin, já trabalha no projeto. A negociação da emissora com a roteirista começou há alguns meses, e a previsão é que o remake estreie em 2024, quando a versão de 1994 da trama escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995) completa 30 anos de exibição.

Aos 73 anos, Elizabeth Jhin não quer mais assumir um folhetim. Ela não teve seu contrato renovado com a Globo no ano passado, e a filha dela foi apontada como a melhor escolha entre os profissionais do mercado para estar à frente do remake de A Viagem. Renata estava na equipe de colaboradores da mãe de Amor Eterno Amor (2012) e de Espelho da Vida (2018).


Nos bastidores, comenta-se que ela teve papel fundamental no desenvolvimento da última trama da mãe há quatro anos. Renata, aliás, deixou o remake de Dona Beija (1986), da HBO Max, em maio deste ano, justamente para fechar contrato com a Globo.


Ela segue, de certa forma, os passos de Bruno Luperi, autor responsável pela adaptação de Pantanal. Assim como o novelista, Renata conhece bem o terreno em que vai pisar: os meandros de histórias que trazem o universo espírita, com reencarnações e almas obsessoras. Elizabeth foi convidada para ser supervisora da história, mas optou por não ser a mentora da filha --há quem diga que ela quer ver a herdeira fazer esse voo solo com as próprias asas. 

O projeto está bem no início, e Renata só começou a fazer esboços do que precisará para desenvolver a "encomenda" da líder de audiência na TV aberta. Ela está estudando muito para reescrever a saga de Ivani Ribeiro, considerada um ícone da teledramaturgia brasileira.

De acordo com o colunista André Romano, do Observatório da TV, Walcyr Carrasco chegou a ser convidado para escrever a saga sobre a vida após a morte. O novelista até publicou um vídeo em seu perfil em uma rede social no qual afirmou não saber de nada e deixou claro que está focado em construir a saga de Terra Vermelha (título provisório), trama que vai substituir Travessia no horário nobre da Globo em maio de 2023. 

Tags: novela, remake