26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Livro-reportagem sobre as comitivas pantaneiras é lançado por jornalista

A- A+

A jornalista Débora Alves,  retrata no livro-reportagem “Viagem a Bordo das Comitivas Pantaneiras”, a realidade dos peões que passam meses fora de casa. A jornalista acompanhou a Comitiva Nova Esperança por 12 dias, dormindo em rede, tomando água de rio, sem falar das chuvas e do sol quente, que se alternavam constantemente durante os dias de viagens, e a partir disso fez o livro.

Um dos capítulos da obra é dedicado a Comitiva Bagual, um tipo especializado de comitiva destinada a recolher, em grandes invernadas, o gado xucro, arredio que se perdeu da boiada ou que nasceu longe e foi criado solto por muito tempo sem manejo.

O livro com 192 páginas e dezenas de fotos recebeu apoio financeiro do Fundo de Investimentos Culturais - FIC/MS, da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e será lançado no dia 11 de dezembro, a partir das 19 horas, no Firula’s Café, na rua Euclides da Cunha, 1102, Jardim dos Estados em Campo Grande/MS.

Além disso foi retratado pela jornalista o lado exaustivo das comitivas, já que

trabalho dos peões pantaneiros pode ultrapassar dez horas por dia. Conforme o livro, os peões dependem da luz do sol, acordam por volta das 4h30 da manhã, tomam café, buscam a tropa, arrumam as tralhas e seguem viagem com o gado. A pausa para o almoço dura uma hora e já tem que seguir a marcha, porque os animais precisam ser recolhidos no mangueiro ou em local seguro antes do anoitecer.

Essas e outras particularidades do mundo pantaneiro e as encantadoras paisagens do Pantanal estão presentes na obra.

O livro-reportagem “Viagem a bordo das comitivas pantaneiras” será lançado no dia 11 de dezembro, a partir das 19 h, no Firula´s Café, localizado na Rua Euclides da Cunha, 1.102 - Jardim dos Estados.

 Tayná Biazus