24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Maratona do Enem que vai até meia-noite têm “benção das canetas” e “momento gourmet”

A- A+

Anos de estudos e preparação serão testados em dois dias de provas nesse final de semana, em todo o país, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Relembrar tudo o que já foi estudado e conter a ansiedade na reta final de uma prova tão importante não é tarefa fácil.

Visando combater o nervosismo e fortalecer a confiança dos estudantes, está sendo realizada nesta terça-feira (22), no Teatro Dom Bosco, a Maratona do ENEM. O evento, que teve início agora as 16:00hr e irá até a meia noite. Além de revisão das matérias, o evento também terá  ocasiões inusitadas e divertidas, como a “benção das canetas”, show cultural, e distribuição de espetinhos e refrigerantes.

Para a estudante Maria Eduarda Nonato, de 17 anos, que irá prestar o Enem em busca de uma vaga para o curso de  Medicina, estar preparada psicologicamente na hora da prova é tão importante quanto estudar e revisar as matérias. “ Eu tenho medo de ficar nervosa, mas acredito que na hora, ao ler o enunciado eu vou lembrar de tudo e ficar calma, pois aqui na Maratona eu irei pegar dicas que vão ajudar muito”, diz a jovem.

Para outros o Enem já não é mais uma novidade. Alexandre Escobar, de 25 anos, já trabalha como bancário, mas tem o sonho de cursar Cinema de Animação fora do estado. Mesmo já tendo participado da Maratona, Alexandre voltou para a edição deste ano. “Na Maratona eles dão muitas dicas chave, e isso é muito importante pra ajudar na hora da prova”, conta.  

Segundo Lúdio Silva, coordenador do colégio, a Maratona  tem como principal finalidade motivar os alunos. Sendo amanhã um dia destinado ao descanso para que todos realizem uma boa prova.

Fique Atento

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Neste ano, as provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30, após procedimentos de verificação de segurança,  sob pena de eliminação do exame.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Confira os dias das provas:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30.