19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Adeus a cineasta

Morre aos 74 anos cineasta Suzana de Moraes

Suzana era filha mais velha do poeta e compositor Vinícius de Moraes

A- A+

Morreu hoje aos 74 anos a atriz e cineasta Suzana de Moraes, filha do poeta Vinícius de Moraes e esposa da cantora e compositora Adriana Calcanhoto.

Suzana enfrentava, desde 2013, a batalha contra o câncer de endométrio. A informação foi confirmada pela clínica São Vicente, clínica na zona sul do Rio de Janeiro, onde ela estava internada. Suzana e Calcanhotto eram casadas há 25 anos, e oficializaram a união em 2010. 

Durante toda vida, Sizana dedicou sua vida ao cinema. Uma carreira de sucesso iniciada em 1969, teve vários filmes de destaque  como os dois últimos da cineasta que ficaram muito famosos.Perfume de Gardênia (1992) e Tabu (1982). Outro grande marco de sua carreira foi a participação na produção do filme Garota de Ipanema (1967), inspirada na célebre canção, resultado da parceria de seu pai com Tom Jobim.

A cineasta também dirigiu o documentário Um Pai de Família (1983), que conta detalhes da vida pessoal de Vinicius, que sempre teve fama de boêmio, mas era um pai de família. A produção, de aproximadamente 31 minutos, foi lançada três anos após a morte do poeta.