16 de abril de 2021
Campo Grande 32º 20º

Cultura

Ocupação da Orla Ferroviária tem de música à gastronomia

Com gastronomia, música, esporte, lazer, artes e cultura, a Prefeitura de Campo Grande pretende ocupar os 900 metros da Orla Ferroviária, um espaço na área central da cidade cujos elementos arquitetônicos retratam importante período do desenvolvimento da cidade. A ocupação está prevista para acontecer nesta segunda-feira (15) em comemoração ao aniversário de 117 anos da Capital. A orla se estende da avenida Mato Grosso à avenida Afonso Pena. As atividades e eventos acontecerão de segunda a sexta-feira das 18h até as 23h e sábado das 9h até as 18h.

Para iniciar essa ocupação, está agendada para esta segunda-feira (15), no horário entre 18h15 e 19h35, uma série de atividades esportivas como alongamento e caminhada orientada por profissionais de educação física da Funesp (Fundação Municipal de Esporte). A caminhada começa em frente na avenida Mato Grosso, e segue até a avenida Afonso Pena em frente à Morada dos Baís. A Ocupação Orla Ferroviária terá mais atrações com aulas de artesanato e capoeira, concurso de grafite, batalhas de conhecimentos e shows culturais, além da feira da Estação Urbana e food trucks instalados no local.

A ocupação da Orla Ferroviária contará com participação ativa de várias secretarias municipais como a Semsp (Secretaria Municipal de Segurança) que vai fazer o patrulhamento permanente no local. Já a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio) traz a feira de Orgânicos e feira de Antiguidades. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) fará palestras sobre a questão ambiental com uma unidade móvel para melhor informar a população.

A Semju (Secretaria Municipal da Juventude) ficou a promoção de aulas de artesanato e capoeira, além de um concurso de grafite, por meio do qual serão os 10 melhores para fazerem parte do cenário da Orla Ferroviária. As inscrições serão abertas no dia 15 e se encerrarão no dia 31 de agosto e poderão ser feitas pelo site da secretaria no endereço: http://www.pmcg.ms.gov.br/

A Fundac (Fundação Municipal de Cultura) promoverá feiras de artesanato e apresentações de fanfarras. Já a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) fará acompanhamento social e também utilizará o local para fazer panfletagem das diversas ações de conscientização que desenvolve ao longo do ano, entre as quais de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) ficou a responsabilidade de viabilizar toda a estrutura de som e banheiros químicos. Para que o local voltasse a ter condições de uso, a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fez a manutenção da iluminação, da pavimentação e limpeza de toda a área.