26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Pen drive ‘assassino’ pode destruir computador em poucos segundos

A- A+

Um hacker conhecido como Dark Purple criou um pen drive "assassino", que mata o PC em poucos segundos. O dispositivo, quando conectado, dispara uma carga com o dobro de eletricidade que uma porta USB comum suporta e literalmente frita a máquina, queimando seus componentes internos. O "pen drive" não oferece memória de 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB nem 1 TB.

O vídeo que mostra o "USB Killer 2.0" já tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. Como era de se esperar, o USB Killer não é um pen drive comum. Ele tem uma diferença crucial: em vez de guardar arquivos ele foi projeto para acumular energia.

Na parte interna do dispositivo, em vez de chips de memória, ele tem capacitores responsáveis por guardar eletricidade. Quando encaixado na porta USB, os capacitores são alimentados e disparam uma carga em de -220v. Isso é feito de forma contínua até queimar, em questão de segundos, a máquina. Essa é a segunda e mais letal versão do USB Killer. Na primeira, o pen drive destruidor disparava uma carga de -110v.

Os detalhes do potencial dos danos causados, como as peças que foram danificadas, não foram divulgados por Dark Purple. A porta USB com certeza foi queimada, mas não sabe se o mesmo aconteceu com o HD e com a placa-mãe. No vídeo, que serve como alerta para termos mais cuidado com o que "espetamos" no PC, a máquina não ligou mais.