29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

POLÊMICA

Proprietária da marca 'As Patroas': 'Estou sendo massacrada nas redes'

Daisy Soares, cantora baiana, entrou na Justiça e conseguiu impedir que Maiara e Maraisa utilizassem a marca "As Patroas"

A- A+

Daisy Soares, cantora baiana, de 39 anos, entrou na Justiça e conseguiu impedir que Maiara e Maraisa e a Workshow - escritório que cuida da carreira das sertanejas e que também agenciava Marília Mendonça - utilizassem a marca "As Patroas". Ela conquistou uma liminar, antes mesmo do fim do processo, provando que é proprietária da marca ' A Patroa', com registro definitivo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) desde 2017.

Por conta do registro, mesmo utilizando o nome da marca no singular para sua banda, Daisy conseguiu impedir que o termo seja utilizado por outros também no plural, já que a proposta se tratava também de um projeto musical.
 

Daisy — que criou a banda de forró A Patroa em 2013, ao lado da guitarrista Paulinha - conta que nunca quis "comprar uma briga" com Maiara e Maraisa e a Workshow, e destaca que Marília Mendonça, dias antes do acidente aéreo, em novembro de 2021, parecia disposta a resolver toda a situação. Elas fizeram uma reunião por vídeo no dia 28 de outubro de 2021.

Foi uma conversa muito agradável. Marília foi maravilhosa e estava disposta a conversar, mostrou empatia. Contamos a ela toda a história da banda, falei que não queria briga, e ela se importou. Marília quis resolver, mas faleceu. Depois disso, não resolvemos com mais nenhuma conversa.

A baiana, que já ganhou como cantora revelação, em 2019, no São João da Bahia, e tem cerca de 15 shows agendados para para os festejos juninos de 2022, explica qual foi a proposta apresentada pelas cantoras e pela Workshow:

Nessa conversa surgiu a ideia de que eu passasse a marca 'As Patroas' para elas e fosse construído um 'apadrinhamento' artístico, mas eu não estava colocando a minha marca à venda. É uma construção de anos. Eu ia ficar sem nada? É uma conversa delicada e muitas dúvidas surgiram na minha cabeça. Não cheguei a comentar nem com a minha família sobre. Depois tentamos outras conversas e não tivemos nada oficial sobre.


'Somos pequenos aqui e eles são gigantes'

Daisy lembra que foi informada pela empresa contratada para registrar a marca 'As Patroas' do interesse de Wander Oliveira, empresário da Workshow, na tentativa do registro de 'As Patroas', e fez questão de ligar para ele para uma conversa:

"Me apresentei, falei que era cantora, proprietária da banda A Patroa e mostrei nosso trabalho. Ele me disse que seria apenas o nome de uma festa. Eu o avisei que, mesmo sendo o nome de uma festa, ele estava tentando usar o mesmo código do meu registro. Não adiantou. Ingênua, achei que ele poderia mudar o código e seguir só com a festa, mas o projeto 'As Patroas', com elas, foi só crescendo. Tive medo e fiquei sem saber ao certo como agir. Somos pequenos aqui, e eles são gigantes."