PRESTAÇÃO DE CONTAS

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

segunda, 22 de abril de 2019

Agronegócio

Com municípios de MS, agronegócio vitamina crescimento do PIB

Por: Redação08/01/2019 às 11:02
ComentarCompartilhar

Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante fazem parte da relação de municípios que vêm alimentando o crescimento brasileiro no PIB (Produto Interno Bruto). O levantamento é do IBGE e envolveu os mais de cinco mil municípios brasileiros, destacando aqueles em que se registrou forte evolução nas regiões agrícolas.

De acordo com o IBGE, 82% dos municípios classificados como maiores produtores do agronegócio cresceram em média 4,4% ao ano entre 2014 e 2016. Quando isolados os 100 maiores produtores agrícolas, o crescimento médio foi de 9,81%, no período. Esses municípios respondem por 7,2% do PIB do país, e por 27,5% do Valor Bruto da Produção (VBP Lavouras).

O coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, combina as informações do IBGE com as da Produção Agrícola Municipal (PAM), referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017. “Trabalho semelhante a este, foi feito em 2016, quando verificou-se que as regiões produtoras agrícolas cresceram entre 2010 e 2013, o dobro da média do país”, lembrou.

PRIORIDADES - Com base nesses dados, a ministra Tereza Cristina, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ganha mais um contexto estatístico para municiar os seus propósitos de potencializar o sistema produtivo nacional fomentando e fortalecendo investimentos e mecanismos de produção em regiões vocacionadas para as atividades do agronegócio.

Esta é uma das tarefas centrais designadas, em suas especificidades, ao corpo de assessores escolhidos pela ministra, especialmente os secretários de Política Agrícola,  Eduardo Sampaio Marques; de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal; de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior; de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke; de Comércio e Relações Internacionais do Agronegócio, o embaixador Orlando Leite Ribeiro; e de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia.

"Um só ministério olhará com igual destaque para todos os produtores”, repete a ministra desde sua posse.

“A agricultura familiar terá integral apoio de nossas áreas de inovação, pesquisa, assistência técnica e extensão”, pontua, enfatizando a urgente necessidade na titulação de terras, "pois o cenário atual implica absoluta insegurança jurídica e impede acesso aos recursos de crédito, inviabilizando a produção e determinando subordinação aos programas sociais”.

 

Deixe seu Comentário

TV MS

03 de abril de 2019
Revoada de balões em alusão ao Dia Mundial de consciencização ao autismo

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma