câmara
Sábado, 18 de Novembro de 2017

Série Especial

Nota Fiscal de Produtor tem novo formato para facilitar a vida do contribuinte

Por: Redação, com assessoria26/01/2017 às 08:12
ComentarCompartilhar
Foto: Divulgação/Assessoria

Os produtores rurais da agricultura de Mato Grosso do Sul contam, desde o último dia 2 de janeiro, com uma nova ferramenta. A Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Série Especial (NFeP-SE) está em vigor e foi criada com o objetivo de simplificar a vida do contribuinte. Na nova modalidade, os agricultores tem como opção emitir o documento no conforto do lar ou no ambiente de trabalho.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), informa quais os procedimentos para impressão e prestação de contas na nova ferramenta. A partir da reformulação da sistemática para impressão e prestação de contas, o contribuinte não precisará mais se deslocar até uma Agência Fazendária (Agenfa) para solicitar a entrega dos talões ou realizar a devolução dos mesmos.

Agora, o próprio produtor, seu contador ou representante (previamente cadastrados no ICMS Transparente) deve acessar a funcionalidade “Série Especial” que já está disponível no Portal ICMS Transparente e solicitar a impressão do novo formulário, podendo fazê-lo, sem custo adicional.

Para os produtores que tiverem dificuldades, a Sefaz informa que os servidores das Agenfas estão capacitados para auxiliar e orientar, inclusive nos casos em que optarem por solicitar à agência a impressão do formulário da NFP-SE. Neste caso, será exigido a título de indenização, valor equivalente ao pago atualmente pelo fornecimento dos talões.

Notas emitidas e canceladas

A prestação de contas das notas emitidas e canceladas também mudou. Antes o produtor se dirigia a Agenfa para realizar a devolução da 4ª via da NFP-SE, juntamente com a contra nota (DANFE de entrada). Nos casos de cancelamento ou extravio da Nota Fiscal de Produtor Série Especial (NFP-SE) era necessária a formalização de processo para posterior análise e deferimento do Fisco.

Com a implantação do sistema Série Especial, a maioria das notas terão sua prestação de contas realizada de forma automática, através do referenciamento a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) emitida por ocasião da entrada (Contra Nota). Assim, o produtor deverá prestar contas somente daquelas que foram identificadas alguma pendência. 

O cancelamento e a comunicação de extravio da NFP-SE, também podem ser realizados diretamente no sistema Série Especial. Todas as novas medidas, além de desburocratizar o processo existente, o torna mais simples e ágil.

Segundo a Sefaz, a desburocratização do processo de emissão da Nota Fiscal de Produtor, Série Especial é mais um dos projetos de iniciativa do Governo de MS e vem no sentido de facilitar a vida do bom contribuinte.

Deixe seu Comentário

TV MS

08 de Novembro de 2017
Cidadão de Paranaíba diz que Prefeitura quer construir aterro irregular

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 3305.4739
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma