26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Tênis

Djokovic vence com sobras e chega às quartas sem perder sets

Os números mostram como Djokovic foi cirúrgico e jogou "para o gasto"

A- A+

Número 1 do ranking mundial, Novak Djokovic segue sem perder sequer um set no Aberto da Austrália 2015. Na manhã desta segunda-feira, o sérvio derrotou o luxemburguês Gilles Muller (42º) em três parciais, com o placar final de 6/4, 7/5 e 7/5, após duas horas e oito minutos de partida, pelas oitavas de final do primeiro Grand Slam do ano.

Nas quartas, o sérvio de 27 anos vai medir forças com Milos Raonic, cabeça de chave número 8, que despachou mais cedo o espanhol Feliciano Lopez por 3 sets a 2. Os dois se encontraram em quatro oportunidades, todas elas terminando com vitória de Djokovic.Em dez parciais disputadas, o canadense foi capaz de triunfar em apenas uma. No único embate por um Grand Slam, o sérvio fez 3 a 0 pelas quartas de final de Roland Garros do ano passado.Campeão das edições de 2008, 2011, 2012 e 2013, Djokovic pode se tornar neste ano o único tenista da era moderna a ser pentacampeão em Melbourne. Além dele, o americano Andre Agassi e o suíço Roger Federer possuem quatro troféus. O australiano Roy Emerson é dono de seis títulos, todos conquistados no período amador do tênis.

Os números mostram como Djokovic foi cirúrgico e jogou "para o gasto". Preferindo se manter no fundo de quadra, o sérvio subiu à rede em 15 oportunidades, enquanto Muller em 47. No entanto, Djoko foi mais eficiente e obteve um aproveitamento de 79%, contra 62% do luxemburguês. O número 1 do mundo ainda disparou 47 bolas vencedoras, dez a mais que o adversário, que errou o dobro (32 erros não forçados) do principal favorito ao título.