08 de maio de 2024
Campo Grande 31ºC

Entenda como funciona auxílio funeral da SAS

A- A+

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), disponibiliza o benefício auxílio funeral gratuito que consiste nos serviços de preparação do corpo, mortuária, oferecimento de capela para velório, traslado dentro do município e sepultamento gratuito no Cemitério São Sebastião. Em média, são 15 atendimentos por mês.

O benefício está previsto no artigo número 11 da deliberação 182 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), de 2010. O benefício destina-se aos cidadãos e às famílias com impossibilidade de arcar por conta própria com um funeral. “O benefício é concedido a famílias com renda per capita de meio salário, não havendo necessidade de parecer técnico, porém é realizada uma entrevista com um responsável da família para avaliação”, é o que explica Inês Mongenot, diretora da Proteção Social Básica, responsável pelo serviço. 

O serviço é gerido pela Divisão de Benefícios (DIBE), composta de Assistentes Sociais e Psicólogas. “A demanda chega até a SAS, por intermédio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), por hospitais públicos e também por demanda espontânea”, relata a plantonista e psicóloga do serviço, Viviane Brandão.

De acordo com Viviane são realizados em média quinze atendimentos por mês. “Em 2014, de janeiro a dezembro foram beneficiados 157 usuários, já em 2015 de janeiro até março, 35 no total”, afirma.

Geralmente a rede hospitalar pública costuma ter conhecimento do serviço, informando as famílias de baixa renda sobre o direito direito ao benefício.

Serviço:
O atendimento para o auxílio Funeral é realizado todos os dias. Nos dias úteis, os interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social, das 07h30 às 17h30. O plantão, incluindo os fins de semana e feriados, é por meio do telefone 8405-9531. 
A SAS fica na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí.