Shopping China
terça, 24 de abril de 2018

Segurança

Governo do MS investe R$ 20 milhões em modenização da radiocomunicação

"Visa ter um melhor desempenho dos profissionais e maior sigilo"

Por: Tero Queiroz24/10/2016 às 13:03
ComentarCompartilhar
Foto: Divulgação/Assessoria

Governo do Estado informou nesta segunda-feira (24), que investirá 20 milhões e sistemas de radiocomunicação que serão disponibilizados para profissionais da segurança em Mato Grosso do sul, e 23 municípios serão contemplados, dando prioridade para os municípios na faixa da fronteira com Bolívia e Paraguai.

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o sistema que vinha sendo utilizado no Estado é analógico e obsoleto frente às novas tecnologias existentes no mercado, o que poderia representar riscos no enfrentamento à criminalidade e comprometer o atendimento do Corpo de Bombeiros e o sucesso das operações realizadas pelas polícias Civil e Militar, principalmente na região de fronteira.

Levantamento feito pela Divisão de Telecomunicações da Sejusp (Divitel) apontam que inicialmente o novo sistema atenderá mais de 2 mil profissionais da segurança pública, entre bombeiros, policiais civis e militares, agentes penitenciários e socioeducadores e mais de 721 mil habitantes.

Com o convênio firmado com a Senasp dentro do programa Estratégia Nacional de Fronteira, serão adquiridos 399 rádios portáteis, instaladas 20 novas torres de radiocomunicação, 20 repetidoras, 280 novos rádios em viaturas e 101 rádios fixos nas delegacias da Polícia Civil, quartéis, pelotões, companhias e batalhões da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Mudanças 

O projeto prevê ainda a implantação de duas novas e modernas centrais, nos moldes do Centro Integrado de Operações (Ciops), uma central em Campo Grande e outra no município de Dourados. O major Cláudio Bezerra da Silva, um dos diretores da Divitel explica que a necessidade de duas centrais se faz necessário para manter a comunicação. “Caso uma falhe a segunda assume, garantindo assim a continuidade das comunicações”, enfatiza.

Segundo o secretário de segurança o uso de tecnologia digital na segurança é uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com esse investimento o Estado se antecipa à mudança e adéqua o sistema aos novos padrões nacionais. “Até o ano que vem concluímos o projeto na região de fronteira e até 2019 queremos modernizar o sistema de radiocomunicação das forças de segurança de todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, assegura. (Com assessoria). 

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de março de 2018
Grande Circuito Rodeio em Touros acontece na Capital

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 3305.4739
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma