26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Estudo de impacto da seca na agropecuária será apresentado por Kátia Abreu

O estudo irá mostrar o tamanho dos estoques da Conab, as regiões e produções mais prejudicadas e o nível de umidade em áreas importantes para a agropecuária nacional.

A- A+

Kátia Abreu, ministra da agricultura, irá apresentar o estudo de impacto da seca na produção de alimentos no Brasil. Essa foi a afirmação feita pela ministra na última quinta-feira, durante o intervalo de uma reunião com secretários estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, encontro que também teve a presença da ministra Izabella Teixeira, que comanda a pasta do Meio Ambiente, de acordo com o Globo Rural.

O estudo irá mostrar o tamanho dos estoques da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as regiões e produções mais prejudicadas e o nível de umidade em áreas importantes para a agropecuária nacional.

Conforme explicou Katia, um satélite está monitorando a cada dez dias não apenas o nível de chuvas, mas a umidade do solo para se ter ideia dos impactos que a escassez de água pode causar no abastecimento do País. Segundo ela, até amanhã deve ser entregue à presidente Dilma Rousseff um mapa da crise hídrica e o impacto na produção de alimentos. A ideia, segundo ela, é mostrar o que pode faltar ou ter a oferta reduzida.

Conforme disse a ministra, grãos não devem faltar, mas disse que há uma preocupação com a região de São Paulo, onde existe o cinturão verde de produção de verduras e legumes. Caso a situação seja de redução de oferta ou quebra de safra entre os produtores paulistas, a ministra ponderou que pode ser possível elevar a produção em outras áreas irrigáveis do País.