18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Estado já perdeu 10% da safra de soja

A- A+

Devido a estiagem que acontece no Estado, os agricultores já fazem os cálculos das perdas nas lavouras. Cerca de 10% dos 6,5 milhões de toneladas estimados para a safra deste ano já estão comprometidos, o volume de produção cai para 5,8 milhões de toneladas. A perda de grãos acontece principalmente no sul do Estado.

A necessidade de chuva é grande nessa época do ano, pois os grãos estão na fase de enchimento. A soja é um grão que depende de fatores climáticos para se desenvolver. Com a falta da chuva os agricultores devem ter cautela na comercialização do grão e não fazer grandes investimentos.

Caso haja chuvas nos próximos dias, o preenchimento dos grãos pode acontecer e a produção pode ser recuperada. Já foram comercializadas, na safra de 2013/2014 aproximadamente 45% da produção.

Os municípios que podem ter redução são: Dourados em 15%, Maracaju em 10%, Naviraí 15% e Sidrolândia 15%. Rio Brilhante registrou a maior perda, com cerca de 30% da soja comprometida, passando sua estimativa de colheita de 294 mil toneladas para 205 mil de toneladas.

Tayná Biazus