28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

CORONAVÍRUS

1º cidade de MS a decretar 'lockdown' é Guia Lopes da Laguna

Tudo está fechado e só pode sair em dias específicos, conforme a data de nascimento

A- A+

A prefeitura do município de Guia Lopes da Laguna decretou ‘lockdown’ nesta 5ªfeira (7.abril), após a o frigorífico da cidade despensar ao menos 300 funcionários, após desses, 5 testarem positivo para covid-19. O decreto é o primeiro a acontecer em Mato Grosso do Sul e vale até o próximo deia 14 de maio, as pessoas só podem sair para serviços essenciais, como ir ao mercado e comprar remédios. 

Haverá, segundo o decreto assinado pelo prefeito Jair Scapini, saída somente nos dias determinados pela prefeitura de acordo com o mês de nascimento. É obrigatório tosos utilizarem máscaras, independentes se estiverem a pé ou em veículos.

Moradores nascidos de janeiro a abril só poderão sair de casa às terças e sextas-feiras. De maio a agosto, às quartas e sábado e quem nasceu de setembro a dezembro, às segundas e quintas. No domingo, ninguém pode sair.

Ônibus, vans e outros veículos, táxis estão proibidos, assim como festas e eventos em geral. Comércio, só de medicamentos e alimentos. Restaurantes e lanchonetes somente a pronta entrega.

Bancos, lotéricas e Correios podem abrir, mas seguindo todas as orientações de biossegurança e com uma pessoa por vez no interior dos estabelecimentos. As repartições públicas estarão fechadas.

Só podem chegar a cidade ou circular pelas BRs 060 e 267, no perímetro do município, ambulâncias, caminhões, veículos com profissionais de saúde em deslocamento, pessoas em tratamento de saúde e veículos relacionados a serviços essenciais.

Entre os casos confirmados de covid-19 em Guia Lopes da Laguna, ao menos cinco são de funcionários de um mesmo frigorífico. 

A população lagunense é estimada em 9.895 pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Guia Lopes apresenta 8.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 94% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 3.2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). 

O Governo do estado de Mato Grosso do Sul, divulgou o Boletim Epidemiologico se ontem, confirmando 311 casos de infectados, 3.308 notificados, 2.944 casos descartados,  e 10 mortes no Estado. Nesta 6ªfeira (8.maio), o MS Notícias teve acesso a conteúdo no Portal do MS que confirmava a décima primeira morte no estado, mas logo conteúdo foi retirado do ar, o site acredita-se tratar-se de um erro na publicação.