23 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

TERÁ FESTANÇA

Carnaval sob ameaça em SP não reflete em MS

Governador diz que anunciará verba às escolas para o Carnaval 2022

A- A+

Alan Catharinelli, presidente da Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca), disse que não pode afirmar se a realização do Carnaval 2022 está ameaçada na Capital. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, porém, afirmou nesta quarta (24.nov) que anunciará a verba para o Carnaval 2022 no estado. O anúncio deve ocorrer no próximo dia 27 de novembro.  

Devido ao temor de uma nova onda de casos de coronavírus no início do ano que vem, 71 municípios do interior de São Paulo decidiram cancelar o carnaval de rua em 2022, isso gerou o debate da "festa tradicional em todo o país". Está cancelada a festa pelo segundo ano consecutivo em São Luiz do Paraitinga, famosa pelo desfile de blocos que costumam reunir milhares de turistas, e cidades médias, como Botucatu, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Suzano.  

Em outras cidades, a festa também está ameaçada. Na Capital de MS Alan disse.  "Não posso dizer sim e nem não... estamos trabalhando para que ocorra. Visto que os índices em nosso Estado diminuíram muito. E a imunização já ultrapassou 60% da população imunizada com as 2 doses. 67,54% conforme dados Sesau", comentou. 

Para acontecer em Salvador, as autoridades já determinaram que 90% deverão estar com a vacinação completa, meta recomendada pela Fiocruz —  atualmente a taxa está em 75%. No Rio, MP e Defensoria recomendaram que os critérios sanitários sejam revistos para a realização do réveillon e do carnaval. E  nas cidades de Recife e Olinda, ambas em Pernambuco, também permanece incerto.

Em MS, o governador diz que o aumento da vacinação e a conscientização da população permite a realização da festa. "Se todos aqueles que ainda não se vacinaram, forem se vacinar com muita tranquilidade a gente vai poder voltar a uma vida normal, inclusive, podendo ter Carnaval ano que vem", comentou o governador, durante o evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). 

Com o dinheiro em caixa, desde já, os produtores de eventos poderão planejar a folia com antecedência, adquirindo os materiais e serviços com os melhores preços, justificou o governador.

Em todo o estado apenas Três Lagoas anunciou que não terá Carnaval no ano que vem.