29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

AMERICAN BBQ

Curso para amantes do churrasco com chefes internacionais acontece em Campo Grande

Defumado e Cutelaria serão o assunto principal ministrado pelo mestre assador Bruno Panhoca e mestre cuteleiro Alexandre Barbosa. Curso acontece nesse mês de janeiro na Capital

A- A+

O evento será realizado no dia 23 de janeiro de 2021 no restaurante Vermelho Grill, com o intuito de ensinar entusiastas amantes do churrasco e para quem pretende seguir profissionalmente. Idealizado pelo mestre cuteleiro Alexandre Barbosa da Imperial Cutelaria em parceria com a fábrica de grills Artmill, o curso contará com a presença do assador Bruno Panhoca, referência no Brasil em churrasco de defumação.

Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior consumo de carne comparado à média do Brasil, chegando a 29,1 kg de carne per capita ano, e quase sempre acompanhado de uma cerveja. Pensando nisso a Imperial Cutelaria buscou trazer os maiores mestres do churrasco para ensinar técnicas que vão desde o preparo da carne até o momento servir.

O churrasco de defumação será um dos destaques no curso, especialmente comandado pelo mestre assador Bruno Panhoca, um estilo que tem crescido muito no Brasil. Conhecido como American BBQ (Barbecue) o churrasco requer técnicas específicas diferente do churrasco comumente realizado.

No American BBQ os assadores utilizam equipamentos conhecidos como Pit Smoker, um defumador capaz de fazer a cocção, ou como se referem de “low and slow”, utilizando a fumaça e o calor para assar as proteínas por horas.

Atualmente a necessidade de aprimorar conhecimentos têm sido verdadeiras ferramentas para lidar com o distanciamento social e a permanência em casa. Os fabricantes da Artmill, que produzem os Pit Smoker, tiveram um crescimento significativo no último ano, afinal de contas, fazer seu próprio churrasco de defumação se tornou uma meta pessoal entre os apaixonados por churrascos, adquirindo pits menores e praticando formas de defumar.

O curso promete ensinar de forma teórica e prática técnicas de como preparar hambúrgueres artesanais defumados, pulled pork e pork ribs, chicken wings, além de explicar passo a passo de como preparar o peito bovino, proteína conhecida como Brisket, frequentemente usada nos churrascos American BBQ.

Reconhecer as diversas formas de atuação que a gastronomia apresenta é primordial para valorizar e compreender que de fato é o alimento que une e demonstra a cultura e o costume de uma determinada região, um país. Uma das diversas maneiras de trazer afeto e lembranças através do paladar é sem dúvidas o churrasco. O mestre cuteleiro Alexandre

Barbosa destaca a importância dos assados na gastronomia e diz que não há gastronomia sem cutelaria. “As duas caminham juntas desde os primórdios da vida, a cutelaria faz parte da natureza humana de cada um”, enfatiza.

Por isso, no curso o cuteleiro irá aproximar esses dois elementos ensinando formas de uso e cuidados necessários ao usar utensílios e facas, incluindo a faca exclusiva Brisket, uma faca singular idealizada pela Imperial Cutelaria em parceria com Bruno Panhoca, especialmente para auxiliar em cortes de defumados. Seus furos na lâmina comprida são seu diferencial e propicia o corte em qualquer defumado sem desmanchá-lo.

Os inscritos terão acesso ao material do curso em PDF, um certificado de conclusão de curso e desconto exclusivo em produtos dos parceiros.

Com vagas limitadas, por conta da pandemia de Covid-19, o uso de máscara será obrigatório e todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde serão reforçados. As inscrições só poderão ser feitas antecipadamente de forma online em neste SITE.