MS Notícias

sbado, 30 de maio de 2020

ESPORTES

Em alta no futebol, Flamengo também cresce nos e-sports

O Flamengo embarcou nessa ideia em 2017, quando criou o seu time profissional de LOL

Por: REDAÇÃO11/10/2019 às 13:52
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução

Líder do Brasileirão, nas semifinais da Libertadores, com um ataque que já marcou mais de 100 gols no ano e um futebol que está encantando o Brasil, o Flamengo vive uma de suas melhores fases recentes. Mas, não é só no futebol que o rubro-negro vem se destacando. No começo de setembro, o time flamenguista do e-sport League of Legends se sagrou campeão brasileiro.

Os E-Sports surgiram quando os jogos eletrônicos passaram ser vistos como um esporte profissional. Com isso vieram os torneios, o interesse da mídia e a criação de grandes equipes.

Os torneios podem, à primeira vista, causar estranheza em muita gente, mas vêm ganhando cada vez mais importância no cenário nacional. O número de pessoas que acompanham os campeonatos já passa de 21 milhões no Brasil. E são muitos os games que fisgam a audiência: League of Legends, CS:Go, FIFA, Free Fire, Dota 2, PUBG, entre outros.

O Flamengo embarcou nessa ideia em 2017, quando criou o seu time profissional de LOL, o League of Legends. Naquela altura, a equipe estava na segunda divisão do circuito brasileiro. Hoje em dia o Flamengo é o campeão nacional e chegou a disputar o Campeonato Mundial, sendo eliminado na primeira fase.

Com a tradição conquistada no futebol e a torcida apaixonada, não foi difícil o Flamengo deslanchar no LOL. A presença da equipe no CBLOL, o campeonato brasileiro, quebrou todos os recordes de audiência da competição.

Na final deste ano, contra a equipe INTZ, mais de nove mil pessoas assistiram ao vivo no ginásio e o número de espectadores simultâneos nas plataformas online ultrapassou 315 mil.

Esses números não chegam a contar a audiência dos canais de televisão, que também já se renderam ao sucesso dos e-sports e transmitem os torneios. O Rubro Negro segue investindo na modalidade, tendo inclusive estrelas internacionais em seu elenco, além de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos: Felipe Gonçalves, o
brTT. Para criar identificação com a torcida, o clube já até vende as camisas usadas pelos jogadores, como acontece no futebol.

O sucesso do Mengão serviu de exemplo para outros clubes tradicionais brasileiros: o Corinthians lançou recentemente sua equipe de Free Fire, o Santos mantém equipes de LOL e
CS:Go e cada vez mais times buscam parcerias para entrar nesse mundo. A conquista do público é mais simples do que em outros esportes, por conta da identificação
gerada e da democratização do acesso aos games. Alguns e-sports, por exemplo, exigem apenas um smartphone, embora a grande maioria ainda exija um bom computador gamer.

O crescimento das modalidades gerou inclusive novas demandas de produtos no mercado, como a cadeira gamer, o monitor curvo, os fones de ouvido especiais e até mesas adaptadas.

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma