29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

CULTURA | CAPITAL

Geladeira do Saber cheia de livros é furtada; "Ficamos felizes", diz responsável

Artista diz que pode tratar-se de uma retaliação política

A- A+

A Geladeira do Saber, uma biblioteca de Rua cheia de livros foi furtada com livro e tudo, ontem (2.dez.2020) da Rua Curupaiti, esquina com a Ernesto Geisel, Bairro Cabreúva. A geladeira objetivava facilitar o acesso a leitura às pessoas que vivem em situação de Rua ou a qualquer outra pessoa interessada. A ação funcionava no sistema ‘leve – traga’, com lema: “Leia um livro e mude seu mundo”. A geladeira estava instalada em frente à Casa de cultura Jovens Bons.

O ator, diretor, produtor cultural e ativista da arte de rua, Renderson Valentim, um dos responsáveis pelo local Cultural, disse estar grato ao ladrão que levou a geladeira. “Eu quero agradecer quem roubou. A gente ficou muito feliz. É importante demais a leitura e os livros”, brincou.

Renderson salientou que apesar de ter achado no mínimo curioso o furto do objeto, os interessados tinham livre direito de levar os livros, por isso, disse poder tratar-se de uma retaliação política. “Não precisa Roubar não, pode levar, pedir... mas a gente sabe que isso aí foi retaliação, que aqui nós é ação política de mil grau”, avaliou. “As pessoas estão roubando banco, dinheiro, celular e quando roubam livro, e quando roubam uma biblioteca cheia de livros, está tudo certo, nossa proposta está dando certo. Porque levar leitura, a afetividade do conhecimento, da palavra, é o que queremos", disse.

O interior da Geladeira do Saber O interior da Geladeira do Saber. Foto: Reprodução 

Os idealizadores do projeto querem levar a mesma ação para bairros periféricos da Capital, ao menos dois bairros já estão programados. “Vamos instalar mais uma no [bairro] Tiradentes e uma no [bairro] Nhanha, e vamos reestabelecer essa que estava em frente à Casa Jovens Bons”, concluiu o artista. 

Em um vídeo postado nas redes sociais Renderson convida interessados para pegar livros e deixar livros e mostra a Geladeira do Saber antes de ser furtada. Veja: