29 de setembro de 2020
Campo Grande 37º 20º

CLIMA

Máxima de 38°C nesta 3ª-feira. Chuva pode ser pequena nesta semana em MS

Frente fria que atingirá o País poderá nem ser sentida em MS

Mato Grosso do Sul registra nesta 3ª-feira (15.set.2020) céu claro a parcialmente nublado, especialmente na região sul que terá bastante nuvens neste dia. Apesar disso, a temperatura continua alta em todo o estado variando de 17°C a 38°C.

Embora haja muita expectativa para chuva que chega nesta semana, os volumes estimados são baixos e não devem ocorrer por muitos dias. 

A umidade relativa do ar fica elevada na região sudoeste no início do dia, mas cai bastante ao longo do dia se igualando as demais áreas do Estado. A variação para este dia será de 90% a 10%, considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ingerir muito líquido, umectar ambientes com aparelhos, reservatórios de água ou até mesmo toalhas molhadas, evitar exposição direta ao sol, fazer refeições leves, evitar banhos quentes que ressecam a pele, usar hidratantes corporais, redobrar atenção com crianças e idosos, estão entre as recomendações para aliviar o desconforto nos dias secos.  

TERMÔMETROS

Campo Grande terá mínima de 24°C e máxima de 36°C; Dourados terá mínima de 18°C e máxima de até 35°C; Três Lagoas registra mínima de 23°C e máxima de 37°C e em Corumbá a mínima será de 21°C e máxima de 32°C. Veja a previsão no seu município: 

MUDANÇA

Junto com a primavera que começa na próxima 3ª-feira (22.set.2020) chega também a expectativa de mudanças no clima seco e quente que predomina sobre grande parte do País provocando inclusive queimadas de grandes proporções. 

De acordo com o Climatempo, uma grande frente fria deve atingir o Brasil nos últimos dias de inverno e início da nova estação Mato Grosso do Sul pode ter pancadas de chuvas em algumas áreas da região sudoeste no sábado (19), e no domingo (20) em alguns pontos da região pantaneira. Acumulados um pouco maiores são esperados para a segunda-feira (21) final de tarde e noite, desta vez atingindo também as regiões centro-norte e leste. 

Apesar de ser uma frente fria, os impactos em Mato Grosso do Sul serão de temperaturas um pouco mais amenas que as atuais e uma melhora na umidade relativa do ar a partir de domingo. Antes disso, a massa de ar quente e seco deve se intensificar em todas as áreas.  

O Climatempo destaca que as indicações de volume de e posicionamento de chuva podem se alterar com o passar dos dias, sendo necessário acompanhamento para confirmação de tendência.