25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

UTI

Ministério da Saúde habilita mais 77 e MS passa a ter 214 leitos de UTI

Com isso, todas as microrregiões de saúde passarão a ter leitos de UTI em MS

A- A+

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende informou nesta quarta-feira (20) que o Ministério da Saúde habilitou mais 77 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Mato Grosso do Sul. Ao todo, o Estado passa a ter 214 leitos de Terapia Intensiva.

Já haviam sido habilitados 157 leitos que foram construídos em parceria com os municípios. Com o aporte, a microrregião de saúde sudoeste, que engloba cidades como Jardim e Bonito, terão 5 leitos de UTI. Das 11 microrregiões, essa era a única sem leitos de alta complexidade no Estadi.

Resende comemorou o avanço na construção de leitos, mas fez alerta para a população: de cada 100 casos confirmados de novo coronavírus, cerca de 8 a 10 precisam de internação em UTI. Por isso, apesar do aporte da Saúde no Estado, é preciso permanecer em casa sempre que possível para evitar altas taxas de contaminação em Mato Grosso do Sul.

Mesmo que Mato Grosso do Sul seja o Estado brasileiro com menor incidência de casos, é preciso seguir atento, mantendo distância social, lavando as mãos constantemente e usando máscaras nas ruas. Sempre que possível, é preferível ficar em casa porque cerca de 60% dos portadores do Covid-19 não tem nenhum sintoma, mas podem contaminar outras pessoas, principalmente idosos, complicando a saúde dos mais vulneráveis, que podem chegar a óbito após serem contaminados.