29 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

LUTO NA MÚSICA

Morre cantora Delinha, aos 85 anos

Delinha era tida como a "Dama do Rasqueado" e considerada embaixadora da Cultura sul-mato-grossense

A- A+

A cantora Delanira Pereira Gonçalves, conhecida como Delinha, morreu nesta quinta-feira (16.jun.22) aos 85 anos em Campo Grande (MS). 

A informações foi confirmada pelo filho João Paulo Pompeo. Delinha foi vítima de uma pneumonia, ficou internada por onze dias até receber alta no dia 25 de maio e se recuperava em casa. O marido dela, Délio José Pompeu, conhecico apenas como "Délio", morreu em 9 de fevereiro de 2010, antes de completar os 85 alcançados pela amada. "Délio" foi vitimado por uma parada cardíaca, decorrente de um enfisema pulmonar. 

Eles ficaram nacionalmente conhecidos com a formação de dupla "Délio e Delinha".  

“Quero comunicar o falecimento da minha mãe, está com Deus Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, publicou o filho nas redes sociais.

Delinha era tida como a "Dama do Rasqueado" e chamamezeira. 

Nascida no distrito de Vista Alegre, em Maracaju (MS). Ainda menina, Delinha foi viver em Campo Grande (MS) com a família, no bairro Amambaí, onde morava até hoje, na conhecida “velha casinha” - ela chegou a fazer música para o local.  

Viúva, Delinha passou a cantar ao lado do filho, João Paulo. Passados 12 anos desde a morte de ‘Délio’, a cantora já havia alcançado diversos méritos.

Em 2016, por meio de um projeto de lei dos vereadores Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Eduardo Romero (a época PT do B), sancionado pelo então prefeito Alcides Bernal (PP), tornou-se ‘Embaixadora da Cultura de Campo Grande’. Anos depois, foi a vez do governo, que tornou Delinha embaixadora da Cultura sul-mato-grossense. Apesar dos celebrados reconhecimentos, poucas benesses financeiras chegaram para a artista.  

Quando completou 80 anos, em 2016, Delinha virou estrela de um documentário sul-mato-grossense: “A Dama do Rasqueado”, da cineasta Marinete Pinheiro. No ano seguinte, o filme foi vencedor da Mostra Nacional do Sesc e rodou o País com exibições gratuitas. 

VELÓRIO 

Ela está sendo velada das 1h às 16 desta quinta (16.jun) na Câmara Municipal de Campo Grande, Av. Ricardo Brandão, 1.600, Vila Manoel da Costa Lima.  

As 16h o corpo da artista será conduzido em carro aberto e escolta do Corpo de Bombeiros passando pela Av. Ricardo Brandão, R. Jeribá, Av. Ministro João Arinos / R. Joaquim Murtinho, Av. Eduardo Elias Zahran, Av. Costa e Silva, Av. Fábio Zahran, Av. Manoel da Costa Lima, Trevo Imbirussu e Av. Gunter Hans com destino a última morada. 

Delinha será enterrada no  Cemitério Jardim da Paz, na BR-060 KM 02 - saída para Sidrolândia.