25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

INFRAESTRUTURA

Rotatória na Rua Joaquim Murtinho ficará pronta em 3 semanas

Nesta semana serão feitos os últimos 70 metros de recapeamento programados na Joaquim Murtinho

A- A+

As rotatórias da Joaquim Murtinho com a Rua Ceará e com a Avenida Eduardo Elias Zahran devem ser entregues à população em até três semanas, anunciou nessa manhã (22.abril), a Prefeitura Municipal de Campo Grande. As obras nas intercessões tiveram início em novembro de 2019. 

Na segunda-feira (20.abril), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) começou a instalação dos 15 porta-focos do conjunto semafórico programado para a rotatória Joaquim Murtinho/Zahran. 

Nesta semana serão feitos os últimos 70 metros de recapeamento programados na Joaquim Murtinho que já recebeu 700 metros de asfalto novo nas duas pistas na interligação entre as duas rotatórias, que margeiam o terminal de integração de ônibus Hercules Maymone.

Na rotatória Zahran/Joaquim Murtinho praticamente falta o plantio de grama nos canteiros e a pintura de pista e funcionamento do conjunto semáforo, a última etapa do serviço. Na rotatória com a Ceará, falta terminar meio-fio, urbanização, recapeamento, além da instalação do conjunto semafórico com 23 porta-focos, que vai regular o fluxo de veículos, preservando todas as conversões feitas no formato viário antigo.

Segundo levantamento da Agetran, chegam a circular em média 68 mil veículos diariamente, com registro de congestionamento nos horários de pico, nessas rotatórias.

ATENÇÃO 

A reportagem passou pelo local. Ainda falta a devida sinalização para entendimento do novo sentido de tráfego. Em 10 minutos que o repórter do MS Notícias ficou observando o local, ao menos cinco veículos entraram de forma irregular na Avenida Joaquim Murtinho, quando saiam da Ceará, sentido Bairro/Centro. No entanto, ainda não estavam em funcionamento os semáforos, por isso, é indicada a atenção ao trafegar pelo local.

Segundo os técnicos da Agetran, a maior diferença está no sentido à quem vem pela Zahran e quer seguir em frente para alcançar a Rua Ceará. Agora, ao invés de esperar uma brecha no fluxo de veículos que vinha da Joaquim Murtinho e seguia rumo à saída para Três Lagoas, com os semáforos, só vai esperar até a próxima abertura do sinal que será ajustado em tempo real.

Na confluência da Ceará/Joaquim Murtinho, a rotatória foi removida, substituída por alças de acesso (que terá um conjunto semafórico com 23 semáforos para garantir todas as conversões). Uma das alças, cortando ao meio a antiga rotatória) melhora o acesso ao centro da cidade (pela Joaquim Murtinho) para quem vem da Zahran ou da saída para Três Lagoas.