28 de abril de 2024
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IDEIA DE JUNDIAÍ

USP quer espalhar metodologia 'Desemparedamento de Escola' pelo país

"O Brasil precisa muito aprender com Jundiaí", diz pesquisador

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A metodologia “Desemparedamento de Escola”, premiada internacionalmente no ano passado em um evento da "Children & Nature Network", instituição norte-americana que elege práticas incentivadoras do contato e conexão entre as crianças e a natureza, pode ser levada à mais unidades escolares do Brasil. 

Desenvolvida pela rede municipal de ensino de Jundiaí (SP), dentro do Programa Escola Inovadora, a metodologia agora conta com a parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, que pretendem espalhar o método por todo o território brasileiro.  

Na prática, a metodologia consiste em educar associando o conteúdo a atividades de aprendizagem fora das salas de aulas ou até mesmo do ambiente escolar, mas que estejam sempre atreladas aos conteúdos curriculares das disciplinas, e priorizando o contato dos alunos com a natureza. “A metodologia oferecesse possibilidades de enxergar e viver um novo momento educacional, e queremos ressignificar as aprendizagens”, disse Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação da prefeitura de Jundiaí.

Conforme Vastí, as 110 unidades escolares da rede de ensino da cidade já adotam o “Desemparedamento da Escola”, iniciativa que surgiu durante a pandemia de Covid-19. Eis o comunicado oficial

A gestora deu como exemplo o que acontece com os alunos da EMEB Aparecida Merino Elias, que fica localizada no bairro Medeiros, uma unidade escolar em que há espaços que possibilitam com que as crianças aprendam com e na natureza. “Lá elas aprendem na horta da escola, como no bosque, no parque naturalizado e no pátio, além de áreas com animais como coelhos, tartarugas e galinhas”, apontou.

A USP e a IEA devem conduzir estudos para comprovar cientificamente ou não a eficácia do método, que em resultados visíveis parece exitoso. A pesquisa será coordenada pelo Prof. Dr. Mozart Neves Ramos, titular da Primeira Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da IEA-USP de Ribeirão Preto, que têm atualmente parceria com 170 municípios, de dez estados brasileiros. “O Brasil precisa muito aprender com Jundiaí. Por isso queremos potencializar esse trabalho junto à rede e fora dela", disse.  

“Jundiaí é referência no cuidado com as crianças, por priorizar já na primeira infância o brincar e o contato com a natureza para o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor dos nossos pequenos. Replicável, é uma metodologia que favorece o aluno pedagogicamente e desenvolve o ser humano. Portanto é importante mostrar isso para o mundo, na prática”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.