28 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

ALERTA MÁXIMO

Variante do coronavírus é detectada em MS; homem que trouxe esteve em Manaus

Preocupação é com a alta transmissão da variante e que agora os municípios precisam intensificar as orientações do estado

A- A+

O Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, alertou e anunciou durante live do Boletim epidemiológico desta 4ª-feira (3. março) que Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso da variante brasileira P.1 do coronavírus, registrada, segundo Resende, em Corumbá.

O paciente é um homem de 37 anos que passou por Manaus em janeiro. O paciente chegou a ficar internado na UTI da Santa Casa de Corumbá e hoje está em recuperação em casa.

O resultado do exame saiu na terça-feira (2. março). A amostra foi analisada pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Outros dois casos suspeitos estão em investigação e aguardam resultado do laboratório da Fiocruz. Um de Campo Grande e um de Fátima do Sul que estava internado em Campo Grande.

Geraldo Resende disse que a preocupação é com a alta transmissão da variante e que agora os municípios precisam intensificar as orientações do estado, principalmente as do Programa Prosseguir que prevê várias regras de Biossegurança de acordo com indicadores da pandemia.

Em quase um ano, 3.374 pessoas morreram de covid-19 no estado. Só nesta quarta-feira (24/02) foram 24 mortes. Já são 184.117 casos confirmados.

HOJE 

O Boletim Epidemiológico da Covid-19 publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nessa quarta-feira (03), traz mais 24 óbitos em Mato Grosso do Sul.

Conforme o levantamento, somente entre segunda (01.03) e terça-feira (02.03) foram registradas 16 vítimas fatais. As outras mortes ocorreram nos últimos dias de fevereiro (24, 25, 26 e 27). Com esses números, o Estado já totaliza, desde o início da pandemia, 3.374 óbitos por causa da doença.