18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Bonito terá centro de pesquisa e estudo para fortalecer turismo sustentável

A- A+

Bonito Informa

moka

O município de Bonito (MS), distante 260 quilômetros de Campo Grande, vai desenvolver programa de turismo sustentável e ciência cidadã no geoparque da Serra da Bodoquena. O objetivo é promover a integração entre turismo e ciências naturais na região, envolvendo a comunidade, turistas, estudantes, pesquisadores, cientistas, gestores e empresários do setor.

O centro de pesquisa vai funcionar no Campus Avançado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Bonito e terá apoio de vários ministérios e órgãos públicos, universidades e fundações, além de entidades representativas do setor privado.

O projeto foi idealizado pelo senador Waldemir Moka (PMDB), que considera a região de Bonito, Jardim e Bodoquena ideal para a execução de programas ligados ao meio ambiente e ao ecoturismo. “É uma região com bioma riquíssimo, pouco estudado, além de abrigar cavernas com arte rupestre, de valor histórico inestimável”, argumenta.

O programa está previsto no Decreto n° 125, de 7 de outubro de 2013, da Prefeitura de Bonito. Segundo o prefeito Leonel Lemos de Souza Brito, o programa vai garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo, no que diz respeito à conservação do meio ambiente, agregando o conhecimento científico como atrativo turístico na região.

O grupo de trabalho ficará sob a coordenação da Secretaria de Turismo municipal e será composto por representantes dos ministérios do Turismo, da Integração Nacional, e do Meio Ambiente, da Sudeco, da Embrapa, do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, da Seprotur, do Sebrae, da UEMS, da UFMS, do IFMS, do Programa Biota-MS/Fundect, e do Sítio Serra da Bodoquena.

Ainda de acordo com o prefeito Leonel, será possível a participação de representantes de outros órgãos e entidades da administração pública, mas, também, de organizações não governamentais, bem como representantes de pessoas jurídicas que por sua experiência pessoal ou institucional possam contribuir para os debates.

 A região da Serra da Bodoquena - onde fica localizado, além Bonito, Jardim e Bodoquena - é um dos mais importantes ecossistemas que compõem o Pantanal sul-mato-grossense, e abriga um parque nacional do mesmo nome.

Em 2000, na virada do milênio, o Pantanal foi transformado em patrimônio natural da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).