23 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Índios fecham MS-156 em protesto por melhorias na saúde

A- A+

Em busca de melhorias na saúde, indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó iniciaram na manhã desta segunda-feira, em Dourados, um bloqueio na rodovia MS-156 que corta a reserva e dá acesso ao município de Itaporã. A passagem fica fechada por tempo indeterminado, ou até que haja uma reunião com o governo.

Segundo apurado pela reportagem, os indígenas estão permitindo somente a passagem de viaturas da polícia, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias com enfermos em casos urgentes.

Demais veículos serão barrados e os manifestantes ameaçam bloquear outras rodovias da região, como por exemplo, a BR-163. Eles querem chamar a atenção das autoridades para a situação de descaso que dizem enfrentar diariamente.

O protesto é por melhorias na saúde da comunidade indígena de Dourados, que hoje tem aproximadamente 13 mil habitantes. Na semana passada, o grupo fez manifesto na sede regional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A busca deles é por uma completa reestruturação dos postos de saúde das aldeias, bem como mudança na direção da Sesai no Estado.

Dourados Agora