20 de janeiro de 2021
Campo Grande 30º 21º

Prefeitura de Dourados prepara enfermeiros sobre parto humanizado

52fe4a444da2e777013a5a8fcb8b6d249882d2564e703Enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde da família passam nesta sexta-feira por uma oficina de sensibilização sobre trabalho de parto. A capacitação é conduzida pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde, como parte das ações da Rede Cegonha implantada no município.

“Os enfermeiros têm um contato direto com as gestantes através do atendimento nas unidades básicas, por isso é importante que estejam capacitados para orientar essas gestantes ainda durante o pré-natal”, explica a coordenadora do Núcleo de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Cristiane Kruger.

Uma das palestrantes da capacitação foi a pedagoga de Campo Grande Fernanda Leite, que trabalha há anos com gestantes, realiza cursos e faz parte do Guampa (Grupo de Apoio à Maternidade e Parto Ativo). Segundo ela, além do conteúdo técnico, a parte mais importante da conscientização é a sensibilização sobre o lado humanizado de conduzir o atendimento à gestante.

“O mais importante é o profissional colocar no trabalho o que tem de melhor, sempre pensando no que aquela paciente está precisando, para tratá-la com afetividade, entender a necessidade do outro, principalmente se for uma parturiente com risco de sofrer consequências psicológicas, físicas e emocionais por sua condição”, explica Fernanda.

Segundo ela, a capacitação promovida pela Prefeitura de Dourados é essencial para melhorar o serviço de atenção básica. “O profissional precisa ter acesso ao conhecimento para se atualizar. É dessa forma que vamos incentivar as boas práticas que hoje são cada vez mais exigidas pelos movimentos de mulheres”, complementou. Além de Fernanda, também ministrou palestra a coordenadora do Gaph (Grupo de Apoio ao Parto Humanizado) Ângela Rios.

De acordo com Cristiane, a previsão da Secretaria de Saúde é realizar uma capacitação por mês voltada aos profissionais da saúde, como determina o prefeito Murilo. As atividades são relacionadas à melhoria na qualidade do pré-natal e ao trabalho de parto, sempre incentivando o parto humanizado.

 Dourados News