23 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Ex- presidente da Assembleia é preso por agentes do Gaeco

A- A+

O ex-deputado estadual José Riva (PSD) foi preso, em sua residência, em Cuiabá, por volta das 14 horas deste sábado (21). A prisão foi efetuada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

A informação foi confirmada pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Prado. Ele não soube dar maiores detalhes, pois a ação é coordenada pelo Gaeco.

Dez homens e quatro viaturas participaram da ação, no bairro Santa Rosa.

O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE), com base em uma ação proposta em dezembro passado, que investiga um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de empresas fornecedoras de materiais da Assembleia Legislativa, como papelaria.
A juíza Selma Arruda, da Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, foi quem decretou a prisão preventiva. 

Riva está neste momento no IML (Instituto Médico Legal), para exame de corpo de delito. Em seguida, ele deve ser encaminhado à antiga Polinter, já que possui  nível superior.

À reportagem, o promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, coordenador do Gaeco, disse que dará maiores detalhes sobre a operação ainda nesta tarde.

Mais prisões

Segundo uma fonte do MidiaNews, ligada ao Gaeco, outras prisões poderão ser efetuadas na tarde deste sábado.

Defesa sem informações

O advogado Valber Melo, que defende Riva, disse que ainda não conseguiu obter informações sobre a prisão.

"Estamos tentando saber do que se trata, mas como é sábado, fica mais difícil. Não tivemos acesso aos documentos", afirmou.

Ele disse que não sabe quando irá entrar com pedido de relaxamento da prisão.