03 de agosto de 2021
Campo Grande 30º 14º

Procurador turco afirma que atentado foi organizado por grupo islâmico

A- A+

O procurador turco responsável pelo inquérito  referente ao atentado de 10 de outubro, que resultou na morte de 102 pessoas na Turquia disse nesta quarta-feira (27) que o ataque foi organizado pelo grupo Estado Islâmico.

 “Foi determinado que o grupo [que perpetrou o ataque] planejou atentados na Turquia, depois de receber instruções diretas da organização terrorista Daesh [acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico], na Síria”, lê-se numa declaração publicada hoje (28) na página da internet do gabinete do procurador de Ancara.

Conforme o anúncio divulgado na página da internet do gabinete do procurador de Ancara “ foi  determinado que o grupo [que perpetrou o ataque] planejou atentados na Turquia, depois de receber instruções diretas da organização terrorista Daesh [acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico], na Síria”.

O atentado ocorreu em função de manifestação organizada pela esquerda turca e por ativistas pró-curdos. Segundo o procurador, o grupo jihadista pretendia com o ataque “adiar as eleições legislativas de 1° de novembro criando uma situação de caos e instabilidade”.